Os Anjos da Guarda

Síntese do Curso

“Deus ordenou aos seus Anjos que te guardem em todos os teus caminhos.” (Sl 90, 11). Nos caminhos que tomamos em nossas vidas, quem nunca precisou de alguém que lhe protegesse? Quando éramos menores, de quantos perigos não fomos livres sem saber ao certo quem nos ajudou? E mesmo mais maduros, em quantos momentos não fomos objeto do auxílio de um “braço invisível” que nos socorreu, uma “mão anônima” que se estendeu generosamente para nós, um “amigo desconhecido” que nos consolou?

Sem percebermos, o grande benfeitor de todas essas circunstâncias era o nosso Santo Anjo da Guarda! “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.” Desde pequenos, talvez, já saibamos essa piedosa oração composta pelo Papa Pio VI em 1796. Entretanto, já paramos alguma vez para considerar os benefícios que ela nos sugere, e a profundidade da atuação angélica que indica?

É o que você poderá acompanhar nesse curso sobre os Anjos da Guarda. Num apanhado sucinto aprenderemos em sete aulas a doutrina da Igreja acerca desse celeste protetor que Deus, em Sua inefável Providência, designou para guardar-nos desde o primeiro instante de nosso nascimento.

Como são os Anjos? Qual o número deles? Que poder eles têm? Possuem nome? Qual é o seu ofício? Eles podem se comunicar conosco? Como ouvi-los?

Questões como essas você verá respondidas nesse curso.

E encerrando o presente módulo você poderá fazer a Consagração ao seu Anjo da Guarda, seu irmão inseparável, amigo para todas as circunstâncias, protetor em qualquer perigo, regra de disciplina, modelo perfeito de santidade.

Sem dúvida, além do benefício inegável que trará à sua vida interior, você poderá retribuir assim aos infatigáveis auxílios de seu celeste protetor, e aumentar ainda mais a atuação dele em sua vida, para lhe guardar, reger, governar e iluminar.

Padre João Carlos Fidelis de Moura, EP Padre João Carlos Fidelis de Moura, EP

Dedicado a incutir a esperança naqueles que o escutam, nota-se no Pe. João Carlos Fidelis a presença da alegria no serviço à Santíssima Virgem nos mais variados âmbitos, procurando comunicar a confiança em Deus, mesmo nas tribulações da vida. Foi professor de Filosofia no Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista, e membro do setor de missões dos Arautos do Evangelho. Atualmente é responsável pelo setor de promoção cultural e estudantil dos Arautos do Evangelho, em São Paulo, e coadjutor na formação juvenil na Casa “Contemplação Marial”, em Cotia - SP.

Aulas do curso

Bibliografia

BERNET, Anne. Na Companhia dos Anjos: A verdadeira história dos mensageiros de Deus. Portugal: Publicações Europa-América, 1998.BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2019.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

FERRETI, Augusto. Os Santos Anjos da Guarda. São Paulo: Cultor de Livros, 2016.

LLUL, Ramon. O livro dos Anjos. Trad. Eliane Ventorim e Ricardo da Costa. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio”, 2002.

PARENTE, Alessio. Padre Pio e os Anjos. 3 ed. Anápolis: Obra dos Santos Anjos, 2007.

SANTO ESTANISLAU, Germano de. Santa Gema Galgani. 2 ed. Campinas: Ecclesiae, 2014.

SPIRAGO, Francisco. Catecismo Católico Popular. Trad. Artur Bivar. 3 ed. Lisboa: União Gráfica, 1938, v. I.

Tenha acesso a este conteúdo agora mesmo! Inscreva-se agora!