Dr. Plinio Corrêa de Oliveira

É próprio à condição humana, desde os primeiros lampejos da razão, um contínuo progresso nos caminhos do bem ou do mal. Alguns encerram os seus dias como verdadeiros monumentos de egoísmo, carregados de pecados e de más inclinações não combatidas, acumulados ao longo de oitenta ou noventa anos. Outros, porém, têm um término glorioso, que confere beleza a todo um longo passado, no qual mesmo as debilidades parecem tomadas por uma luz e purificadas pela bênção de Deus.

Nestes a pequena semente da graça divina, plantada na hora do Batismo, germinou e se desenvolveu até a árvore atingir sua plenitude. A inocência e a virtude cresceram e se requintaram. Aquele ancião ou aquela anciã, como Anjos que se elevam, estão prontos para entrar na Pátria Celeste.

Sim, longe de abandonar os valores adquiridos nas sucessivas fases da existência, a alma fiel os conserva, aumenta e consolida no decorrer dos anos. De maneira que, ao chegar ao fim da vida, ela tem somadas a inocência da infância, as esperanças da adolescência, o vigor da juventude, a gravidade da idade madura, a experiência da velhice e a sublimidade da ancianidade.

Essa soma das riquezas de cada idade é uma das características marcantes da história de Plinio Corrêa de Oliveira.

Dr. Plinio, como ele era habitualmente chamado por seus discípulos, nasceu em São Paulo, Brasil. Sua infância e adolescência transcorreram no sereno ambiente familiar, inserido na aprazível sociedade da São Paulo de outrora. Na juventude, destacou-se como indiscutível líder católico, o que o levou a percorrer uma fulgurante carreira política, tornando-se conhecido em todo o País. Mais tarde fundou um movimento para lutar pelos ideais da Igreja, reunindo numerosos seguidores em torno de si, aos quais se esforçou por transmitir uma sólida formação doutrinária, bem como o espírito que o animava. Faleceu aos oitenta e sete anos, após uma terrível enfermidade.

Entretanto, levando em conta que todo homem tem uma determinada missão a cumprir, a vida de Dr. Plinio merece ser considerada sob a perspectiva desse desígnio de Deus sobre ele, a fim de se compreender sua pessoa e sua obra.

Com efeito, nos últimos séculos a humanidade vem sendo corroída por uma terrível crise. Esse processo de desagregação total procurou eliminar os vestígios da ordem cristã, insurgindo-se, assim, contra o trono do Todo-Poderoso e visando, em suma, implantar na face da terra o reino de satanás. Contudo, quando o mal parecia prestes a atingir o auge de sua expansão e planejava alçar o estandarte da vitória, Deus suscitou um varão, filho da Igreja e eleito por Nossa Senhora, para desempenhar um papel que até então não havia se manifestado na História.

Quem foi, pois, Dr. Plinio?

Um varão que nasceu e se desenvolveu à luz da inocência de sua mãe, Da. Lucilia Corrêa de Oliveira, e brilhou por sua integridade moral.

Um varão chamado a refletir em si virtudes harmônicas aparentemente opostas: de um lado, extraordinária grandeza e majestade imponente, as quais causavam medo aos orgulhosos; de outro, uma bondade acolhedora, penetrante e cheia de benquerença, que atraía…

Um varão dotado de um carisma de discernimento dos espíritos sem igual, com uma visão histórica que abarcava não só a psicologia dos indivíduos, mas penetrava a opinião pública dos povos e das nações.

Um varão que, à maneira de uma árvore brotada entre as rochas, cresceu em meio a perseguições, incompreensões e ingratidões.

Um varão de fé, o qual defendeu, enquanto leigo, a honra, a santidade e a infalibilidade da Igreja como ninguém em sua época.

Um varão que, sozinho, divisou a situação da humanidade, discerniu o mal que se alastrava e com a força de sua convicção desafiou o consenso de seu tempo, fazendo do triunfo do Imaculado Coração de Maria, prometido em Fátima, um dos principais objetivos de seu apostolado e de toda a sua existência. Nessa intenção ofereceu a própria vida, se assim dispusesse a Providência, e foi colhido depois de mil sofrimentos enfrentados com a coragem de um cavaleiro e a resolução de um verdadeiro mártir.

Essas diversas facetas de tão abrangente personalidade constituem um luminoso exemplo, quão diferente dos enganosos padrões humanos apresentados pela sociedade atual, de como deve ser o verdadeiro católico.

Na Plataforma Reconquista, os assistentes poderão encontrar diariamente novos pensamentos de Dr. Plinio para enriquecer sua formação, no programa “O pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira”. E àqueles que quiserem aprofundar no conhecimento da sua pessoa, recomendamos a leitura da coleção em cinco volumes, de autoria de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, “O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira”.