Retiro Espiritual baseado em Santo Inácio de Loyola

Síntese do Curso

Todo ser humano tem real necessidade de recuperar as forças realizando, de tempos em tempos, uma pausa em suas atividades. Esse é o papel do sono às noites ou do descanso aos finais de semana. Mas não basta recobrarmos as forças físicas, sobretudo nos é necessário o fortalecimento espiritual, uma vez que o espírito é mais excelente que o corpo de modo eminente, conforme afirma Santo Agostinho.

As pausas para a oração, para a meditação, para a leitura espiritual, para a frequência à Missa são fundamentais para quem quer trilhar o caminho de Deus e vencer os ataques do inimigo. No entanto, é de extrema importância reservarmos um período anual para nos retirarmos dos afazeres cotidianos e nos dedicarmos aos EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS.

Em oito encontros ao longo de dois dias você terá a oportunidade de analisar sua vida pelo prisma inaciano do Princípio e Fundamento: “O homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor e, mediante isto, salvar a sua alma. As outras coisas, sobre a face da terra, são criadas para o homem, para o ajudarem a conseguir o fim para que é criado. Donde se conclui que o homem há de usar delas, tanto quanto o ajudem para o seu fim, e deve abster-se delas, tanto quanto disso o impeçam. Pelo que é necessário fazer-nos indiferentes a todas as coisas criadas, em tudo o que é concedido a nosso livre arbítrio e não lhe está proibido. De tal maneira que, de nossa parte, não queiramos mais saúde que doença, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que breve, e assim por diante em tudo o mais, desejando e escolhendo somente o que mais nos leva para o fim a que fomos criados”.

Padre Lourenço Isidoro Ferronatto, EP

O Pe. Lourenço Ferronatto é conhecido nos meios católicos por sua atuação como assistente espiritual. Seu entusiasmo nas homilias e sua didática simples e acessível na pregação de retiros e palestras ao longo de três décadas o tornaram um autêntico Arauto do Evangelho. Hoje exerce seu trabalho evangelizador na cidade de Nova Friburgo-RJ, é Mestre em Teologia pela Universidad Pontificia Bolivariana, de Medellín, Colômbia, formador de jovens, e membro capitular da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli.

 

Aulas do curso