História Sagrada 6 – De Moisés aos Juízes de Israel

Apresentação do módulo 6

Neste módulo do curso História Sagrada, deteremos nossa atenção nos últimos fatos narrados no livro dos Números, estudaremos um pouco do livro do Deuteronômio, assistiremos aos derradeiros ensinamentos e à morte do profeta Moisés, e acompanharemos o exército dos israelitas na conquista da Terra Prometida.

Os milagres pululam: a travessia do rio Jordão, a queda da imponente cidade de Jericó, o poder de Josué ao dar ordem ao sol e à lua, e as retumbantes vitórias militares dos hebreus, vão nos mostrar como “a vida do homem sobre a terra é uma luta” (Jó 7,1) e que “o Senhor é um Deus guerreiro!” (Ex 15, 2).

Importante lição para os homens que encaram a existência terrena de forma despreocupada à procura de uma sucessão de prazeres. A história de Josué vai nos lembrar que somos filhos da Igreja Militante onde o combate ao demônio, ao mundo e à carne estão na ordem do dia, onde, com o auxílio da graça, poderemos vencer a guerra da vida sendo heróis para a maior glória de Deus.

Também tomaremos contato com alguns personagens muito especiais: os Juízes Otoniel, Aod, Débora, Gedeão e Jefté.

Generais, profetas, condutores do povo, os juízes tinham como missão libertar os hebreus das garras dos povos pagãos que os oprimiam cruelmente.

Abundam, infelizmente, os pecados de idolatria dos israelitas, razão pela qual acabam sendo jugulados pelas demais nações.

É para estas emocionantes narrativas que você está sendo convidado a participar com atenciosa e amorosa atenção, seja pela assistência, seja por seus valiosos comentários.

Sem mais delongas, com espírito de oração e bastante entusiasmo, demos início às nossas aulas.

Para frente!

Irmão Macabeu Vitoreli Irmão Macabeu Vitoreli

Com jovialidade e didática, o Ir. Macabeu tem se dedicado com afinco na elaboração de palestras e cursos sobre temas históricos e religiosos, procurando incutir em pessoas de todas as idades o apreço pela boa cultura, o amor e a ufania na prática da Fé Católica e a alegria em meio às lutas e adversidades da vida. O Ir. Macabeu, formado em Filosofia, Teologia e História, é membro capitular da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, e professor do Colégio Arautos do Evangelho Internacional – Thabor, grande animador e formador da juventude.

Aulas do módulo 6

Bibliografia

ASENSIO, Félix; BUCK, Fidel; MOLERO, Francisco X. Rodrigues. La Sagrada Escritura: Texto y comentario por profesores de la Compañia de Jesús: Conquista de Canaán y monarquía: Josué, Jueces, Rut, Samuel, Reyes y Crónicas. Madrid: BAC, 1968, v. 2.

BERTHE, Augustin. Relatos Bíblicos. Porto: Editora Civilização, 2005.

BÍBLIA. Português. Tradução monges de Maredsous. São Paulo: Ave Maria, 2001.

BOSCO, João. História Sagrada. São Paulo: Livraria Salesiana, 1949.

BROWN, S.S. Nuevo Comentario Bíblico San Jerónimo: Antiguo Testamento. Navarra: Verbo Divino, 2010.

CLÁ DIAS, João Scognamiglio. Pequeno Ofício da Imaculada Conceição comentado. São Paulo: Associação Católica Nossa Senhora de Fátima. 2010.

___________________________. Sermões. São Paulo: Arquivo ITTA-IFAT.

FILLION, L. C. L. Lecciones de Historia Sagrada. Madrid: Apostolado de la Prensa, 1955.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

LAWRENCE, Paul. Atlante Storico Geografico dela Bibbia. Padova: Elledici, 2010.

MONLÉON, Dom Jean de. Moïse: Histoire Sainte. Cadillac: Éditions Saint-Remi, 2011.

MONLOUBOU, L.; BUIT, F. M. du. Dicionário Bíblico Universal. Petrópolis: Vozes, 2003.

OLIVEIRA, Plinio Corrêa de. Conferências. São Paulo: Arquivo ITTA-IFAT.

ROPS, Daniel. Historia Sagrada. Barcelona: Luis de Caralt, 1955.

SAGRADA BIBLIA. Pentateuco: Traducción y Notas. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, 2006, v. 2.