História Sagrada 7 – Dos juízes aos monarcas

Apresentação do módulo 7

Na presente etapa, estudaremos fatos dos seguintes livros históricos do Antigo Testamento: Juízes, Rute, Samuel 1 e 2, Crônicas 1.

Com a figura de Sansão encerramos a epopeia dos juízes maiores do reino de Israel.

Tomaremos contato com a virtuosa moabita Rute, personagem que comprova belamente a máxima evangélica do Divino Redentor: “Quem se humilha será exaltado” (Lc 14, 11).

Samuel, filho do milagre e das preces de sua mãe, Ana. Chamado por Deus ainda menino, para a grande vocação de profeta e juiz, chamará a nossa atenção, de modo especial, pelo perfume de sua inocência e fidelidade.

Por outro lado, a vida de Saul, o primeiro rei do povo eleito, causa perplexidade e nos faz refletir sobre a importância da obediência ao Senhor.

A partir da quinta aula, surge a figura eleita e luminosa de Davi: alma heroicamente admirativa e despretensiosa, o humilde pastor das ovelhas de seu pai, Jessé, colocado por Deus para pastorear o povo de Israel. Vítima da eterna sombra que persegue os grandes homens – a inveja –, Davi tem de fugir da tremenda ira do rei, Saul, que não o vê com bons olhos, por julgá-lo um perigoso rival e uma ameaça ao trono.

Tem início, então, os dramas e aventuras de Davi, episódios nos quais transparece a beleza de sua personalidade e de suas virtudes, pois é nas tribulações e sofrimentos da vida que se revelam os corações dos mortais. No entanto, nenhuma perseguição conseguiu vencê-lo! Assim como a mão do Deus onipotente estava com José do Egito, filho do patriarca Jacó, assim também a destra do Senhor sustentava Davi, o filho de Jessé.

Por fim, ele se torna rei, dando início à maior dinastia da história, da qual descenderão a Santíssima Virgem Maria, São José, seu Castíssimo Esposo e, sobretudo, Jesus Cristo, o Homem-Deus.

Sem mais delongas, comecemos nossa viagem pelas narrações bíblicas…

Irmão Macabeu Vitoreli

Com jovialidade e didática, o Ir. Macabeu tem se dedicado com afinco na elaboração de palestras e cursos sobre temas históricos e religiosos, procurando incutir em pessoas de todas as idades o apreço pela boa cultura, o amor e a ufania na prática da Fé Católica e a alegria em meio às lutas e adversidades da vida. O Ir. Macabeu, formado em Filosofia, Teologia e História, é membro capitular da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, e professor do Colégio Arautos do Evangelho Internacional – Thabor, grande animador e formador da juventude.

Aulas do módulo 7