O que diz a Igreja


Ao longo dos anos, autoridades eclesiásticas do mundo inteiro têm proferido depoimentos diversos a respeito do apostolado dos Arautos do Evangelho. Conheça aqui alguns dentre eles, que manifestam o quanto a instituição trabalha em profunda comunhão eclesial a favor da evangelização.

Cardeais

“É-me muito grato, quer dizer, é um dever de gratidão, constar que a Associação Internacional Privada de Fiéis Arautos do Evangelho, desde sua acolhida em nossa Arquidiocese de Madri, tem dado provas irrefutáveis de simplicidade evangélica de seus membros e de zelo apostolicamente. 

Cardeal Antonio María Rouco Varela

“Tendo-os assistido e aconselhado desde o momento em que estavam para receber sua Aprovação Pontifícia, pude constatar cada vez com maior alegria, o bem que esta instituição tem realizado em favor da Nova Evangelização. Ressalto o zeloso ardor com que se entregam às atividades evangelizadoras e saliento a profunda espiritualidade que demonstram em seu apostolado, que sempre tem sido realizado em inteira obediência e submissão à Igreja local.”

Cardeal José Freire Falcão

“É com alegria que vejo realizar o que afirmei sobre eles em 26 de setembro de 2003: uma Associação ‘fundada para difundir a mensagem da Fé no mundo hodierno, que serve-se da cultura e da arte como meio de apostolado’. O carisma da associação se resume no sublime mandamento de Jesus Cristo: ‘Sede perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito’ (Mt 5,48)”.

Cardeal Geraldo Majella Agnelo

““Visitei suas casas em diversas cidades espanholas e em Roma e sempre encontrei em seus membros, sacerdotes e leigos, uma séria formação, uma devoção profunda à Eucaristia e à Virgem e um espírito de obediência à Santa Igreja e ao Papa em concreto.””

Cardeal Antonio Cañizares LIovera

“Tenho observado sempre neles um comportamento exemplar de fidelidade à Igreja, diligência no serviço ao próximo, cuidado da vida litúrgica, anúncio do Evangelho e promoção de uma verdadeira e autêntica devoção à Santíssima Virgem Maria. ”

Cardeal Carlos Amigo Vallejo

“Desde 1999, quando acolhi na Arquidiocese os Arautos do Evangelho, tenho acompanhado de perto seu trabalho de evangelização e seu desenvolvimento vocacional.
Os Arautos […] estão fazendo muito bem à Igreja, e considero que este é um carisma muito necessário para nossos dias. […] levam uma espiritualidade bem orientada, cultivando a vida interior e […] evangelização.

Cardeal Nícolas de Jesús Lopes Rodríguez

“Desde 2002 os Arautos do Evangelho demonstraram sua leal e alegre disponibilidade e solicitude para com os párocos desta diocese de Xai-Xai/ Gaza e em especial para comigo na qualidade de pastor desta diocese.
“Razões, pois, existem para que eu manifeste minha simpatia para com esta comunidade dos Arautos do Evangelho e quero augurar que cresça sob a proteção dos demais irmãos meus no episcopado”.

Cardeal Júlio Duarte Langa

“Ao fazer parte de uma das pessoas a dar testemunho da presença missionária dos irmãos Arautos do Evangelho nesta Igreja Local, isto é, Arquidiocese de Maputo, sinto-me abençoado.
Os nossos irmãos Arautos do Evangelho são tidos como família nesta Arquidiocese de Maputo a que eu sou Arcebispo Cardeal Emérito.”

Cardeal Alexandre José Maria dos Santos

Arcebispos e Bispos

“Conheço os Arautos do Evangelho há vários anos e sempre valorizei positivamente o seu espírito de colaboração e de entrega ao trabalho pastoral. Da mesma maneira colaboram desinteressadamente com a Nunciatura Apostólica na Costa Rica. […] Tenho constatado sua disponibilidade e entrega à Nova Evangelização e para fazer bem às almas a partir de seu próprio carisma fundacional.”

Dom Antonio Arcari

“Minha experiência com a presença dos Arautos em Bragança Paulista é, em suma, muito positiva e muito bela. Eles são solícitos não só para com o Bispo e a paróquia que lhes foi confiada, mas também para com a diocese no seu conjunto. Nunca faltou o auxílio deles às paróquias mais necessitadas. E quantos sacerdotes [da diocese] procuram os Arautos em busca de ajuda num momento de doença, ou quando precisam se ausentar por alguns dias! Tudo isso é muito bonito.”

Dom Sérgio Aparecido Colombo

“Minha avaliação geral é altamente positiva, sobretudo em três pontos fundamentais: 1) O carisma por eles vivido tem atraído constantemente multidões de jovens de ambos os sexos (…). 2) A integridade de vida e a adesão à Igreja são incontestes e atraem a admiração de inúmeros fiéis (…). 3) Finalmente, a ação evangelizadora por eles exercida, seja em paróquias, como em missões (…) demonstra a sua eficácia pastoral.”

Dom Fernando Guimarães

“Tive o imenso prazer de acompanhar a evolução dos Arautos do Evangelho. Fui o primeiro a dar o reconhecimento jurídico (ad experimetum) à Associação Privada de Fiéis Arautos do Evangelho.  Trabalhamos em plena sintonia, digo mais, recebendo uma perfeita obediência, uma colaboração efetiva e afetiva. “Pelos frutos conhecereis a árvore”, se bons são os frutos, é porque boa é a árvore! ”

Dom Emilio Pignoli

“(…) Sempre muito obedientes e solícitos aos pedidos que a Arquidiocese tem feito a eles. “(…) Desejo salientar também o cuidado na formação doutrinária dos jovens para serem bom fermento na sociedade atual. Preocupação constante já de seu fundador, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, autor de várias obras de reconhecido valor evangelizador.”

Dom Milton Antônio dos Santos

“Nestes anos em que estou a frente da Arquidiocese sempre tiveram um bom relacionamento comigo e com os párocos, não prejudicando em nada a pastoral da igreja local, ao contrário reforçando o trabalho evangelizador em determinados grupos que dificilmente são atingidos pela nossa pastoral ordinária.”

Dom Sergio Eduardo Castriane

“Quando fui Bispo de Nova Friburgo, conheci de perto o testemunho de vida consagrada das Irmãs da Sociedade Regina Virginum, e sempre me impressionou o ardor e a alegria destas Irmãs.”

Dom Alano Maria Pena

“Como pároco na Arquidiocese de Évora, solicitei por várias vezes o apoio missionário dos Arautos do Evangelho em comunidades muito descristianizadas e marxizadas (…). Muito impressionava ao povo o ardor apostólico dos jovens, coisa pouco frequente naqueles territórios do Sul de Portugal. (…) Parece-me conveniente ter em conta (…) dos Arautos do Evangelho entre (…) o Povo; a sua rápida implantação, o seu crescimento e a adesão vocacional, tão pouco frequente nesta Europa, fazem-nos pensar…”

Dom Francisco José Senra de Faria Coelho

“Eles sempre têm trabalhado em comunhão e colaboração com o clero local, desenvolvendo uma ação evangelizadora elogiável que ajuda a avivar a fé na comunidade, dão testemunho de vida cristã por sua conduta, por sua fidelidade ao magistério e à Igreja, atingindo a todos sem distinção de nenhuma classe com sua mensagem de amor à Santíssima Virgem. […]um valioso instrumento do apostolado em saída como recomenda o Santo Padre”.

Dom Gonzalo Restrepo

 

“Posso sublinhar ainda que estão fazendo um bom trabalho pastoral, em sintonia e obediência às orientações da Igreja. (…) São de muita responsabilidade em relação aos compromissos e mostram bom testemunho de vida pessoal e sacerdotal. (…) Eles têm entidade que dá alguma contribuição para a construção de alguma capela ou obra social aqui na Arquidiocese de Montes Claros. Eles se mostram dóceis às observações que porventura se fizerem necessárias.”

Dom José Alberto Moura

“(…) Ressalto a seriedade e o empenho que caracterizam as atividades dos membros da Associação. Saliento a profundidade da espiritualidade e zelo pastoral que sempre marcou a presença dos Arautos do Evangelho junto às populações mais necessitadas. (…) sempre recebi por parte do Rev. Pe. João Scognamiglio Clá Dias, informações e relatos a respeito de sua pessoal preocupação com a formação dos membros que se destinam ao ministério sacerdotal.

Dom Airton José dos Santos

“Desejo dar testemunho da ação evangelizadora dessa benemérita associação na Arquidiocese da qual fui Arcebispo. […] Sempre trabalharam em comunhão e colaboração com o clero local, desenvolvendo uma ação evangelizadora elogiável que ajuda a avivar a fé na comunidade, dando testemunho de vida cristã por sua conduta, por sua fidelidade ao magistério e à Igreja. […] Por tudo isso, expresso meu apoio aos Arautos do Evangelho em sua atuação evangelizadora.”

Dom Ramón Benito de La Rosa Y Carpio

“Desejo dar testemunho da atuação evangelizadora dessa benemérita Associação. […] Conheço seus membros, e sei de suas qualidades. Sempre têm trabalhado em comunhão com o clero, desenvolvendo ações evangelizadoras de grão importância que ajuda a avivar a fé na comunidade e a todas as pessoas sem distinção de nenhuma classe. […] algo muito valioso, chegar ao coração da Igreja: as famílias.

Dom Dario de Jesus Monsalve Mejía

“Sempre procuraram viver em estreita comunhão com seu arcebispo, o espírito do carisma do seu fundador. (…) Vejo neles pessoas muito piedosas, sensatas e de comunhão fraterna e sincera com as autoridades eclesiásticas que aqui trabalham. Considero-os uma bênção entre nós. ”

Dom Vitório Pavanello

“Devotados à Palavra de Deus, são pessoas que dão um notável testemunho de alegria, de alegria de viver, de disponibilidade e de Fé. Deixam ficar em todas as suas atividades um interessante e muito importante rasgo de fé e adesão à Igreja. É de referir ainda a sua prontidão em responder aos pedidos de colaboração que lhes vão chegando de sacerdotes Párocos.”

Dom António Maria Bessa Taipa

“Estamos diante de uma Instituição muito numerosa como um exército em ordem de batalha (Ct 6,3), que quer servir a Igreja, porque se sentem filhos fiéis dela. Cuidam de sua formação intelectual e espiritual. E têm muitas vocações. Constituem um formoso potencial para a Nova Evangelização”.

Dom Angel Fernández Collado

“(…) “se têm destacado por sua caridade pastoral manifestada em constantes visitas às paróquias, colégios e comunidades de vida consagrada onde desenvolvem o Apostolado do Oratório. É muito frequente constatar nos fiéis o apreço que têm por sua animação de uma espiritualidade mariana enriquecida com a invocação de Nossa Senhora de Fátima”. desejo ressaltar sua fidelidade ao magistério e à Igreja.”

Dom Luis M. Ali Herrera

“Ao longo do tempo, tem expressado um sentido profundo de respeito, unidade, disposição de serviço e acolhida à pessoa e missão do bispo do lugar. […] É claro e eficaz o apostolado que desenvolve para testemunhar e fomentar a verdadeira devoção à Virgem Maria.”

Dom Héctor Cubillos Peña

“Tenho uma experiência bastante positiva acerca dos Arautos do Evangelho, em sua atuação em diversas pastorais promovidas pela Arquidiocese de São Paulo. Em meus contatos com os padres dos Arautos também tive a oportunidade de comprovar a solidez de suas formações e a fidelidade na união com os Bispos e com o Santo Padre. ”

Dom Carlos Lema Garcia

“Uma palavra sobre a importante presença dos Arautos do Evangelho que passaram pela Diocese de Bauru. O trabalho dos Arautos foi muito positivo trazendo abundantes benefícios para o revigoramento da vida paroquial e o fortalecimento da vida de fé e caridade.”

 

Dom Caetano Ferrari, OFM

“Sempre vi nessa jovem Associação de Direito Pontifício o sopro do Espírito Santo. Os Arautos do Evangelho estiveram várias vezes em suas missões marianas na Diocese de Crato à época em que fui titular da mesma, num trabalho altamente louvável de reacender a fé de tantas pessoas que se haviam afastado da religião. Seu contributo pastoral ainda hoje permanece sobretudo nas camadas mais carentes.”

Dom Fernando Panico, MSC

 

“Sendo eu Bispo de Sancti Thomae na Insula, pude admirar o espírito apostólico da equipe, seu abnegado sacrifício, pureza da sua doutrina, sua arte de organizar, sua submissão à hierarquia e sua profunda devoção à Eucaristia. Tudo terminou em alegria e gratidão.
“Dentro da atual crise religiosa-vocacional, esta associação se parece com um canteiro florido dentro de um jardim ressequido. ”

Dom Abílio Ribas

“Peço ao bom Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, tão cara aos Arautos, que a Associação se desenvolva sempre na fidelidade ao Senhor e à sua Igreja.”

Dom Paulo A. M. Roxo, Opraem

“Tenho a ocasião de apresentar um testemunho positivo dos Arautos do Evangelho. Desde os primeiros anos do meu ministério Episcopal, alguns párocos da Diocese solicitaram equipes dos Arautos para missões e houve um novo despertar vocacional e missionário diante da invasão das igrejas evangélicas que se multiplicam. Foi uma experiência muito positiva.”

Dom Ângelo Pignoli

“Desejo expressar minha convicção a respeito da Congregação dos ARAUTOS DO EVANGELHO.
Sempre me impressionou seu espírito de fidelidade à Igreja.
Podemos e devemos ver com grande alegria o seu espírito missionário e a abençoada fecundidade de suas obras.
Em lugar de me perder em detalhes, quero declarar minha convicção de se tratar de enorme generosidade espiritual e da visibilidade da Graça Divina.”

Dom Karl Josef Romer

“Disse antes e mantenho agora que o carisma dos Arautos do Evangelho é um presente para a Igreja. Julgo-os com as palavras de Bento XVI: homens e mulheres ‘cheios de entusiasmo’ que ‘reconheceram a Cristo como Filho de Deus’ levando-O ao mundo inteiro. Estimo e valorizo suas atividades de evangelização realizadas em diversos países, destacando-se especialmente as Missões Marianas realizadas nos lugares mais remotos”

Dom Angel Rubio Castro

“Em contato com os Arautos, pude atestar o zelo litúrgico, centrada na Eucaristia e em Nossa Senhora e no Santo Padre, o carinho e amor à Igreja e o respeito à hierarquia. Os frutos dessa missão continuam até o presente.”

Dom Argemiro de Azevedo, Cmf

“Uma comunidade fervorosa e dedicada ao apostolado católico, pautados na devoção a Nossa Senhora de Fátima.”

Dom Luiz Henrique da Silva Brito

“Pude constatar a disposição de viver em comunhão e o modo de evangelizar através da beleza na liturgia e do ministério da música. Foi um despertar entre os fiéis da devoção a Maria e uma participação maior na vida paroquial houve uma renovação do fervor Mariano. Desejo-lhes todas as graças de amor e devoção ao Santíssimo Sacramento, à Virgem Maria e à Cátedra de Pedro”.

Dom Oswaldo Vintimilla

“É com grande satisfação que desejo declarar e fazer público meu apoio e admiração ao trabalho eclesiástico realizado pela Associação Religiosa de Fiéis Arautos do Evangelho, e recomendá-los como um grande instrumento de evangelização para os nossos tempos.”

Dom Marcos Antonio Tavoni

“A sua presença na Diocese de Bragança-Miranda sempre se inseriu na comunhão com o Bispo e na colaboração recíproca com as diretrizes diocesanas.
“A sua ação evangelizadora e o seu testemunho na Diocese de Bragança-Miranda continua a produzir frutos de vida em Cristo na Igreja. Por ser verdade, fazemos a nossa declaração de bom gosto.”

Dom José Manuel Garcia Cordeiro

“Nestes anos de presença nesta diocese, sinto nos sacerdotes dos Arautos do Evangelho com os quais tenho convivido, um sincero amor à Igreja, muita retidão moral e um grande respeito à autoridade eclesiástica. Tenho encontrado neles uma preciosa e competente assessoria em assuntos canônicos.”

Dom Luiz Antônio Guedes

“Os párocos da região podem contar com uma valiosa ajuda nas celebrações de Missas . Várias comunidades puderam contar com generosa ajuda financeira através do ‘Fundo Misericórdia’.”

Dom José Carlos Chacorowski, CM

“Os tenho incentivado em seu apostolado. Sempre têm sido bons colaboradores nas paróquias uma Instituição muito numerosa, como um exército em ordem de batalha (Ct 6,3), que deseja servir à Igreja. Cuidam de sua formação intelectual e espiritual, são fiéis ao Magistério e à disciplina da Igreja. E têm muitas vocações. Constituem um formoso potencial para a Nova Evangelização.”

Dom Demetrio Fernandez González

“Em ação de graças pelo carisma “Arautos do Evangelho”. Fidelidade à Igreja e à sua Hierarquia, defesa da ortodoxia de doutrina e suas consequências na pureza dos costumes. Dou graças a Deus pelo carisma “Arautos do Evangelho” que, sendo do número dos novos movimentos eclesiais, é um bom sinal de como o Igreja sabe encontrar formas renovadas de cumprir sua missão de sempre.”

Dom Manuel R. Felício

“ Tenho presenciado a ativa participação da família ‘Arautos do Evangelho’ na vida da Igreja. Considerando a importância de todo esse trabalho missionário realizado em nome de uma Igreja em saída, apresento minhas recomendações acerca e em favor dessa Instituição. ”

Dom Pedro Luiz Stringhini

“Creio que o nascimento, dentro dos Arautos do Evangelho, da comunidade Virgo Flos Carmeli pode ser considerado, em minha humilde opinião, como um dom do Espírito Santo para sua Igreja, que necessita neste momento de consagrados comprometidos”.

Dom Manuel Sanchez Monge

“Conheci e acompanhei de perto as atividades dos Arautos quando estive em missão em Moçambique como Superior do Instituto Missões Consolata. Ficou conhecida na Arquidiocese a Comunidade de Santana dos Mastrongo por coletar um dízimo maior que o dízimo paroquial … Ressalto a seriedade e o empenho que caracterizavam as atividades.”

Dom Elio Rama, IMC

“Posso, consequentemente, afirmar que nada encontro de menos digno na Família dos Arautos do Evangelho e, pelo contrário, se me afigura que exercem uma ação meritória e valorizada pelos bispos e sacerdotes.”

Dom Manuel Linda

“Segundo avaliação dos sacerdotes e dos leigos locais (COMIPA), as missões acima relacionadas, foram desempenhadas com grande êxito, regada por forte espiritualidade mariana, com fundamentação bíblica, dentro da doutrina católica e de acordo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.”

Dom Benedito Gonçalves dos Santos

“Sempre admirei o testemunho desses irmãos na fé, estimei seu ardor missionário e percebi os esforços para integrar-se com decisão na pastoral da diocese na qual a Divina Providência os havia colocado. Por tudo isso, dou graças a Deus.”

Dom Atilano Rodriguez

“Exímios missionários como propagadores da devoção mariana em todo Território Nacional. Depois, conheci o aspecto caritativo dos mesmos. ”

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos

“A Associação Arautos do Evangelho conta com meu apoio na diocese de Valledupar para continuar levando sua missão evangelizadora.”

Dom Oscar Jose Velez Isaza, CMF

“Faz quase 20 anos que conheço os Arautos do Evangelho. Um dos frutos do trabalho deles na diocese foi a grande peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi calorosamente recebida por mim e por milhares de fiéis. Foi inesquecível.”

Dom Germán Pavón Puente

“Posso afirmar, sem temor de equivocar-me, que se distinguem por sua fidelidade e amor à Igreja. Manifestam sua fé publicamente com ardor e sem temor. Adiro às palavras de Bento XVI que os qualifica como homens e mulheres cheios de entusiasmo, que reconheceram a Cristo como Filho de Deus, levando-O ao mundo inteiro.”

Dom Jesús García Burillo

“As comunidades dos Arautos do Evangelho têm sido e continuam sendo assíduos colaboradores de nossa diocese castrense e mostram sempre muito disponíveis para todos os trabalhos que lhes solicitam. Sobretudo tem vivenciado e manifestado fidelidade e lealdade aos ensinamentos da Igreja e ao Santo Padre.”

Dom Adalberto Martinez Flores

“Sempre me chamou a atenção não apenas a mística que os caracteriza, mas também a seriedade e o compromisso com que levam adiante a vocação e a missão. […] Dou graças a Deus por ter suscitado este Apostolado que tanto bem faz à nossa Igreja.”

Dom José Daniel Falla Robies

Sacerdotes e Religiosos

“Em nosso mosteiro, com grande alegria, sempre recebemos as visitas dos diversos grupos dos Arautos do Evangelho, pois sabemos que são fervorosos e visitam nossa Abadia não como turistas, mas como peregrinos.”
“[…] Sempre demostrando um grande amor à Virgem Santíssima e grande veneração ao Santo Padre, os Arautos nunca nos deixaram entrever qualquer palavra ou gesto que contrariasse essa fé e convicção tão arraigada neles pelo seu fundador.”

Dom Justino de Almeida Bueno

“Meu apreço e meu mais sincero reconhecimento pelo Apostolado que os Arautos fazem.
“Desejo sublinhar especialmente a Missão Mariana, a recitação do Santo Rosário, a Via Crucis, a Adoração Eucarística, a Unção dos enfermos, as Confissões, Catequese das crianças e dos adultos, a Consagração das paróquias a Nossa Senhora, o apostolado do Oratório, etc.
Tudo isso que eu gostaria de testemunhar aos quatro ventos, com toda sinceridade e verdade.”

Pe. Amelio Brusegan

“Os Arautos procuram incentivar os fiéis a uma maior comunhão eclesial.
“Que bom exemplo de dedicação ao ministério percebi nos sacerdotes dessa instituição! Atendimento diário de confissões, Santas Missas bem celebradas, com muita seriedade e respeito pelo sagrado, com homilias bem preparadas, com cânticos bem escolhidos. É um apelo forte o que eles fazem, e com autêntica capacidade de atrair.”

Pe. Alberto Gomes da Silva

“Os Arautos do Evangelho se fazem presentes nesta Arquidiocese (…) estabelecendo uma positiva relação com a Igreja Particular, sempre muito próximos ao Bispo e ao clero;
os padres solicitam a colaboração dos Arautos em diferentes circunstâncias e são sempre prontamente atendidos, indistintamente; (…) promovem missões nas periferias, (…) extremamente educados e respeitosos, muito mais que o próprio clero Iocal.
O Arcebispo não possui nenhum tipo de restrições à presença e atuação dos mesmos em nossa Arquidiocese.

Pe. Renato de Jesus Pereira Paganini