Teologia e Santidade

Resumo da palestra

 

Ao ser criado imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26), afirmamos não apenas a existência humana, mas a possibilidade do relacionamento entre criatura e Criador, pois, antropologicamente, o homem é um ser espiritual, e possui um núcleo mediante o qual ele pode comunicar-se com Deus e ser-lhe habitação, sua alma.

Em decorrência, o estudo da Teologia – da “doutrina sagrada”, nos dizeres do Aquinate – demanda a importante abordagem especulativa, voltada para a contemplação da Verdade primeira que é Deus, a fim de que o ser humano possa tentar aproximar-se o mais possível do saber absoluto, vendo as coisas como Deus as vê.

É o que pretende São Tomás, ao assumir o logos aristotélico, levando-o à compreensão da fé e, paralelamente, ao estado de ciência, consoante ao “fides quarens intellectum”, de Santo Anselmo.

Como desprendimento dessa Teologia proposta pelo Aquinate, o homem encontra-se diante do convite de assemelhar-se ao Criador, através de uma participação na própria luz na qual Deus se conhece eternamente, a santidade.

Por conseguinte, esse estado de busca à perfeição – a santidade – postula uma série de conclusões práticas, que fazem da própria inteligência humana, quando ordenada a Deus, o fundamento antropológico do homem no seu relacionamento com o Criador.

 

Palavras-chave: Antropologia, Teologia, santidade.

Dom Benedito Beni dos Santos

Realizou os seus estudos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Teologia na Pontifica Universidade Gregoriana de Roma. Em 2002, foi ordenado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde exerceu vários cargos, como responsável da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e dos Seminários da Arquidiocese. Em 2006 foi nomeado Bispo Diocesano de Lorena, até 2013. Como Bispo de Lorena, Dom Beni fez grandes e importantes realizações, tais como a construção do novo Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Sacerdotes, a criação de novas paróquias na Diocese e a construção de um Centro Diocesano de Evangelização, um lugar propício para a formação permanente dos leigos, catequistas e líderes de diversas pastorais e movimentos da Diocese de Lorena.

Este curso não tem nenhuma seção.