Os Dez Mandamentos explicados

O fim da vida humana é a salvação eterna, pois do que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria alma? (Cf. Mc 8, 36). Para o cristão, conquistar o Céu é a grande aventura da vida: está em jogo sua felicidade ou infelicidade eterna, e para entrar pela porta estreita é preciso saber se comportar. A ação humana deve ser sempre boa, baseada no comportamento do próprio Nosso Senhor, a quem devemos imitar. O mal também deve ser evitado e combatido, a fim de que cada batizado produza frutos abundantes e duradouros, em Cristo, para glória do Pai.

Neste curso, mais do que responder a perguntas especulativas, trata-se de atender ao desejo que todo católico sério tem de aprofundar suas noções de moralidade, para poder levar uma vida reta, agradável a Deus, e coroar sua existência com o prêmio eterno. É oferecido a pessoas sedentas de santidade, que desejam não só conhecer, mas pôr em prática os Mandamentos de Deus, aperfeiçoados no Novo Testamento pela doutrina e exemplo do Divino Mestre.

No curso, junto com as noções teóricas, serão acrescentados exemplos oportunos e pensamentos dos Padres da Igreja, dos Santos, do Catecismo da Igreja e dos Doutores mais consagrados. Dessa forma, esforços serão feitos para iluminar a inteligência, cativar os espíritos e mover a vontade para o bem.

O curso é dividido em quatro módulos: parte da introdução geral e abrange cada um dos Mandamentos.

A Santíssima Virgem Maria, Mãe e Mestra, é a padroeira deste curso. Com a sua intercessão, os alunos poderão deixar-se modelar nas suas mãos para serem verdadeiros imitadores do seu Divino Filho.

Padre Carlos Werner, EP Padre Carlos Werner, EP

O Padre Carlos Javier Werner Benjumea é sacerdote da Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e estudou Teologia Moral na Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín, obtendo o grau de doutor canônico. Foi professor de diversas disciplinas de Teologia no Instituto Teológico Santo Tomás de Aquino, da referida Sociedade, no Brasil, incluindo Cristologia, Moral Fundamental, Sacramento da Ordem e Introdução à Teologia.

Módulo 1 – Introdução Geral

Bibliografia

CATECISMO DE LA IGLESIA CATÓLICA. Ciudad del Vaticano: LEV, 2001

FERNÁNDEZ, Aurelio. Teología Moral. Burgos: Universidad de Burgos, 2007, vol. I-III

FUENTES, Miguel Ángel. Revestíos de entrañas de misericordia. San Rafael: Ediciones del Verbo Encarnado, 2007

GUEULLETTE, Jean-Marie. Pas de vertu sans plaisir. Paris: Cerf, 2016

LORING, Jorge. Para Salvarte. Madrid: Ediciones Católicas, 1994

NEIRAGUET, D. Compendio de la Teología de San Alfonso María de Ligorio. Madrid: Editorial Católica, 1852

PINCKAERS, Servais. Las Fuentes de la Moral Cristiana. Barañaín: EUNSA, 2007

PONTIFICIO CONSIGLIO PER LA FAMIGLIA. Vademecum per i confessori in alcuni temi di morale attinenti alla vita coniugale. Città del Vaticano: LEV, 1997

ROYO MARÍN, Antonio. Teología Moral para Seglares. Madrid, BAC: 2007, vol. I-II

____________________. Espiritualidad de los Seglares. Madrid: BAC, 1967

SCORDOGLIO, Tommaso. La Legge Naturale. Verona: Fede e Cultura, 2007

SPIRAGO, Francisco. Catecismo Popular Explanado. Barcelona: Políglota, 1907, vol. I-III

TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. São Paulo, Loyola: 2001-2006, vol. I-IX

__________________. Commento al Vangelo di San Matteo. Bologna: ESD, 2018

__________________. Commento al Vangelo di San Giovanni. Bologna: ESD, 2019