Curso de Latim
Síntese do Curso
Caro estudante, seja bem-vindo!
Sou a Ir. Mariana de Oliveira, Salve Maria! É com grande alegria que vamos iniciar juntos o Curso “Latim – Base 1”, que a equipe Plataforma Reconquista preparou com muito carinho para você!
Para o começo, é importantíssimo que você tenha presente o roteiro de como serão as etapas de cada aula e os passos a serem desenvolvidos.
O conteúdo de cada aula é formado por:
- Aula-vídeo
- Texto Apresentação da aula
- Texto do conteúdo lecionado, cujo título é “Aprofundando…(I, II, III, etc…)”
- Exercícios da matéria
- Respostas dos exercícios
- Áudio de pronunciação do vocabulário dos exercícios
- Documento em Slide de cada aula
Você poderá tomar contato, pelos exercícios, com um vocabulário mais amplo, que enriquecerá e acelerará seu aprendizado.
Pode ser que você seja um pouco mais perito na Gramática e ache um tanto sumária demais essa primeira etapa, porém meu conselho é: Tome contato com ela da mesma maneira! Pois, além do Latim ser uma língua complexa e cheia de matizes, ele não é tão popularmente conhecido como o são o Inglês e o Espanhol, por exemplo.
O empenho da professora em fazer você decifrar o significado das palavras não é perda de tempo, é antes um subsídio usado por bons professores de línguas, o qual consiste em fazer o aluno concluir per se [1]o significado da nova palavra. Assim fica mais interessante aprender e mais fácil memorizar!
Espero que você tire o máximo de proveito dessa primeiríssima base do Latim que vou te oferecer!
Vale! [2]
[1] Do Latim: por si mesmo.
[2] Saudação de despedida que os romanos usavam.
Ir. Mariana de Oliveira, EP, é membro associado da Associação Privada de Fiéis Arautos do Evangelho, associação canônica de Direito Pontifício, desde o ano 2012. Estudou e se formou no Colégio Arautos do Evangelho Internacional e no Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica. A partir de então, dedica-se a ensinar latim às mais jovens, contribuindo para a formação tanto cultural, quanto intelectual dos novos membros do setor feminino dos Arautos do Evangelho.
Módulo 1
Módulo 2
Bibliografia
ANTÔNIO GERALDO CUNHA. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.
BIBLIA VULGATA. 5ª ed. Madrid: BAC, 1977.
DICIONÁRIO LATIM-PORTUGUÊS/ PORTUGUÊS-LATIM. Porto: Porto Editora, 2005.
DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA. Novíssima Gramática da língua Portuguesa. 46ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL ILUSTRADA EUROPEO-AMERICANA. vol. XXIX. Madrid: Espasa-Calpe.
FERNANDO DE AZEVEDO. Pequeno Dicionário Latino-Português. 7ª ed. Companhia Editora Nacional, 1957.
FRANCISCO PLATÃO SAVIOLI. Gramática em 44 lições: com mais de 1700 exercícios. 14ª ed. São Paulo: Ática, 2006.
HANS H, ORBERG, EMILIO CANALES, ANTONIO G. AMADOR. Lingua Latina Per se Illustrata: Latine Disco I. 2ª ed. Edição espanhola: Cultura Clásica, 2007.
HANS H, ORBERG, EMILIO CANALES, ANTONIO G. AMADOR. Lingua Latina Per se Illustrata: Morfología Latina. 3ª ed. Edição espanhola: Cultura Clásica, 2012.
HANS H. ORBERG. Lingua Latina Per se Illustrata: Pars I, Familia Romana. Edição espanhola: Cultura Clásica, 2011.
JOSÉ CRETELLA JÚNIOR e GERALDO DE ULHÔA CINTRA. Dicionário Latino-Português.7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956.
LUIGI CASTIGLIONI e SCEVOLA MARIOTTI. Vocabolario della lingua latina: il latino – italiano/ italiano- latino. Firenze: Loescher, 1967.
MARIANA ARRAÍZ DE MORAZZANI. Resumo da gramática latina. Arquivo IFTE: Caieiras, 2015.
MILLÁN AGUILAR PÉREZ, VICENTE CALVO FERNÁNDEZ, IGNACIO GARCIA PINILLA, LUIS INCLÁN GARCÍA-ROBÉS. 2ª ed. Salve! Aprender latín en la tradición Cristiana. EUNSA, 2006.
Tenha acesso a este conteúdo agora mesmo! Inscreva-se agora!