Curso de Português

Introdução

Por que um curso de Português é importante na formação de uma pessoa? Por-que o elemento essencial da língua é a palavra, um dos mais excelentes dons que Deus deu ao homem. “O maior meio para se fazer caridade é o uso da palavra. Nem o dinheiro é um meio tão excelente quanto a palavra, porque o dinheiro mata a fome do corpo, mas, e a fome da alma, quem a pode matar? A fome da alma quem a mata é a palavra.” Assim, é de toda a utilidade que conheçamos e usemos com perfeição nossa língua, para torná-la instrumento de nossa luta por Deus.
Este curso visa ressaltar certos aspectos que apresentam dificuldade no nosso dia a dia e que, muitas vezes, constituem elementos que atravancam a comunicação, que empanam as ideias que queremos transmitir, tirando-lhes a luz que pode atrair e fazer em às almas. De início, vamos estudar o que é a língua e a noção do correto nela.
Lamentavelmente, a distinção entre o certo e o errado vem sendo abandonada nos dias atuais, que ignoram e até rejeitam todas as leis, inclusive as gramaticais. Veremos como se estuda a língua, seus diversos campos de estudo e, para entrarmos logo no prático, estudaremos algumas dificuldades que se encontram no uso de uma das categorias gramaticais essenciais: o verbo. Prosseguiremos estudando a colocação pronominal, o fenômeno da crase, o uso do verbo haver e certas particularidades dele. Muito importante também será o estudo do pronome “cujo” acompanhado de preposição, assim como alguns verbos anômalos, defectivos e abundantes. Não deixaremos de lado a abordagem de certos problemas ortográficos e casos específicos de regência verbal e nominal, que sempre levantam dúvidas.
O conteúdo deste curso se baseia em dificuldades frequentes detectadas não apenas em sala de aula, mas observadas no modo de falar e escrever de grande par-te das pessoas e pretende-se esclarecê-las de maneira prática.

Irmã Ângela Maria Tomé Irmã Ângela Maria Tomé

Professora de Português nos Colégios Arautos do Evangelho Internacional – Thabor e Monte Carmelo, desde sua fundação, em 2005, até o presente, a Ir. Ângela Maria Tomé tem graduação em Letras e mestrado em Ciências da Educação. Tem ampla experiência profissional, por lecionar há 40 anos em diversos colégios. Possui proficiência em inglês, pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Domina bem o francês e o espanhol. Desde sua juventude conheceu e deu plena adesão ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em sua luta pela restauração da Civilização Cristã e pela Santa Igreja. Com igual entusiasmo aderiu aos Arautos do Evangelho desde sua fundação. Atualmente é vice-presidente do setor feminino da Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho. De 1998 a 2004 exerceu atividade apostólica na Índia e depois em Portugal e Espanha.

Aulas do curso

Bibliografia

ALMEIDA, Napoleão M. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1952.

ANDRÉ, Hildebrando A. de. Curso de Redação. São Paulo: Moderna, 2002.

ANDRÉ, Hildebrando A. de. Gramática Ilustrada. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987.

BECHARA, Evanildo. Bechara para concursos. 1. ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2019.

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2010.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2006.

CEGALLA, Domingos P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Nacional, 2010.

CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. Editora Scipione. São Paulo, SP. 2003.

CUNHA, Celso; LINDLEY, Cintra. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.

FARACO & MOURA. GRAMÁTICA. São Paulo: Ática, 2001.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio, Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GARCIA, Othon M. [1967] Comunicação em prosa moderna. 15. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1992.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

MENDES DE ALMEIDA, NAPOLEÃO. Gramática metódica da Língua Portuguesa. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 11ª ed. Saraiva, 2014.

MIRA MATEUS, Maria Helena et alii. Gramática da Língua Portuguesa. 7. ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2003.

NOUGUÉ, Carlos. Suma Gramatical da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: É Realizações, 2015.

SACCONI, Luiz Antonio. Dicionário de dúvidas, dificuldades e curiosidades da Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Harbra, 2005.

SARMENTO, Leila L. Gramática em Textos. São Paulo: Moderna, 2005.

SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.

Material para download

Baixar aqui PDF: Introdução do modulo 1