Confessai-vos bem

Síntese do Curso

Quem sabe confessar-se bem, sabe como ir para o Céu. O curso de espiritualidade “Confessai-vos bem” visa ajudar a todos na compreensão deste sacramento enquanto manifestação da misericórdia divina, o qual não pode ser recebido de qualquer forma. Pelo contrário, deve-se estar bem preparado para que ele seja um meio de salvação… e não de condenação!

O curso consta de 9 aulas de aproximadamente vinte minutos cada, em que serão respondidas perguntas frequentes como: Por que se deve confessar? Por que ir a um sacerdote? Quais são os obstáculos relacionados à Confissão? Como fazer para vencê-los? O que é necessário para fazer uma boa Confissão? Existe um “passo a passo” para isso?

Baseado especialmente no livro “Confessai-vos bem”, do Pe. Luiz Chiavarino, e em outras fontes de espiritualidade e de doutrina católica, este curso tem por objetivo alertar as consciências quanto à importância de se confessar bem. Inúmeras histórias da vida dos santos o enriquecerão, facilitando a compreensão da matéria, tornando-a acessível e útil tanto para jovens quanto para adultos.

A Confissão muda vidas, famílias, paróquias, cidades… como a História já o demonstrou. Faz as pessoas se aproximarem de Deus e se conhecerem a si próprias. Traz a paz de alma e a força para enfrentar as tentações. É um importante “remédio” que deve ser bem usado. Veja neste curso, além da forma de receber este sacramento, também como e quando procurá-lo, buscando a quem realmente pode lhe ajudar.

Esclarecer certas dúvidas como o que é pecado mortal e venial ou quais circunstâncias mudam a gravidade do pecado. Certos sonhos: são ou não pecado? Pensamentos ruins: como saber distinguir quando são pecados graves ou não. Enfim, muitas dúvidas certamente serão sanadas, e você terá assim um bom auxílio para progredir em sua vida espiritual. Aproveite!

Padre Cristian Bitencourt Lopes de Melo, EP Padre Cristian Bitencourt Lopes de Melo, EP

O Pe. Cristian Bitencourt Lopes de Melo, EP é formado em Filosofia, Teologia e Sistemas de Informação. Desde muito cedo teve especial interesse na evangelização dos jovens, o que faz até hoje com muita alegria. Atualmente é membro capitular da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, e realiza os trabalhos de evangelização na cidade de Cariacica, no estado do Espírito Santo, onde também exerceu o cargo de diretor da Escola Arautos do Evangelho Espírito Santo.

 

Aulas do curso

Bibliografia

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Paulinas. 2ª ed., 1986.

BIBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB. 8ª ed. Canção Nova e Edições CNBB.

BOSCO, Terésio. Dom Bosco, uma biografia nova. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1983.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Tradução da CNBB. Brasília: Loyola, 1998.

CHIAVARINO, Luiz. Confessai-vos bem. 4ª ed. São Paulo: Paulinas, 1951.

CLÁ DIAS, João Scognamiglio. Como ruiu a Cristandade Medieval. São Paulo: Brasil de Amanhã, 1990.

______. O mal é dinâmico. Tudo começa nas pequenas concessões. Arquivo pessoal. Homilia de 4/4/2007.

_____. O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira. Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2016.

CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. Tradução: CNBB. 12ª ed. São Paulo: Loyola, 1983.

DESMARAIS, Marcel Marie. O amor e os cristãos. São Paulo: Fides, 1948.

FUENTES, Miguel Angel. Revestíos de entrañas de misericordia. Rosario: Verbo Encarnado, 2007.

LAURENT, Thomas de Saint. O Livro da Confiança. Trad. de M. P.

MORTARINO, G. J. C., A palavra de Deus em exemplos. São Paulo: Paulinas, 1961.

OLIVEIRA, Dartagnan Alves de. Santa Margarida Maria Alacoque e o Sagrado Coração de Jesus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9n8GVrOV8CQ

ROHRBACHER, Padre. Vidas dos Santos. São Paulo: Américas. 1959, Vol. XIV.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Contra os Gentios. Tradução de D. Odilão Moura, OSB. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1990, 2 v.