Como educar os seus filhos?

Apresentação do Curso

Algo comum acontece no desenvolvimento de um filho. Ao nascer, ele receberá todo o cuidado de seus pais e com nada deverá se preocupar. No entanto, essa criança crescerá, e com isso virão as descobertas, sejam as materiais, como explorar um brinquedo novo, ou as emocionais, como a alegria por ter ganhado aquele brinquedo.

A questão é que, quando se trata das descobertas emocionais, os pais, por vezes, não sabem como orientar por lhes faltar informações, como, por exemplo, se o filho tem a emoção da raiva e não sabe lidar com ela. Então nesse momento os próprios pais, por despreparo, podem fazer correções não adequadas, ou ainda, não as fazer.

É sabido que todo ser humano para formar sua personalidade reúne várias características, sendo uma delas o temperamento. E esse ponto também nos ajuda a entender a maneira de ser de cada criança, adolescente ou adulto. Assim como os pais desenvolvem suas personalidades, com os filhos não é diferente. Ora, tantos outros pontos nos ajudam a entender e diferenciar a razão de uma atitude ou outra. Por isso elaboramos oito encontros, onde em cada um será abordado um tema que muito provavelmente ajudará os pais na condução diária da formação dos filhos. Serão momentos de mais informações do cotidiano, de maneira que pais ou cuidadores reconhecerão já terem passado por algo semelhante.

Como prezamos a preservação da inocência da criança, foram preparados também encontros sobre o uso de eletrônicos e a importância dos contos de fadas.

Importante dizer que traremos casos vivenciados em experiência clínica, sendo as identidades fictícias por questões éticas.

Daniela Borges Daniela Borges

Daniela Borges é psicóloga clínica da Abordagem Cognitivo-Comportamental. Atua desde 2014 com atendimento infantojuvenil e adultos, Terapia de Casal, Orientação Familiar, e Profissional. Presentemente, além dos atendimentos clínicos, ministra palestras a pais, educadores e jovens, e é membro da equipe multidisciplinar ambulatorial da APAE.

Aulas do curso

Bibliografia

AFFONSO, Rosa Maria Lopes. Ludodiagnóstico investigação clínica através do brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 2012.

ARANHA, Maria Salete Fábio. A interação social e o desenvolvimento humano. Ribeirão Preto: Temas psicológicos, v. 1, n. 3, p. 19-28, dez. 1993.

BRANDEM Nathaniel, Gouveia Ricardo. Como aumentar sua autoestima. São Paulo: Sextante, 2009.

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA. Juntos em família: o desafio de educar filhos emocionalmente saudáveis. Ribeirão Preto: Escola da inteligência, 2019.

HOBDAY, Angeka. Ollier, Kate. Terapia Criativa: atividades com crianças e adolescentes. São Paulo: Loyola, 2003.

LANG, Andrew. O Fabuloso Livro Azul: Os Fabulosos Livros Coloridos 1. Porto Alegre: Ed. Concreta, 2016

RODRIGUES, Miriam. Educação Emocional Positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição. Ed. revista ampliada. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015.

ROSENBERG, Marshall. Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

SIEGEL, Daniel J. Cérebro Adolescente: o grande potencial, a coragem e a criatividade da mente dos 12 aos 24 anos. 1ª ed. São Paulo: nVersos, 2016.

SIEGEL, Daniel J.; BRYSON, Tina Payne. O Cérebro da Criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar. 1ª ed. São Paulo: nVersos, 2015.

YOUNG, Kimberly S.; ABREU Cristiano Nabuco. (Orgs.). Dependência de Internet em crianças e adolescentes: fatores de risco, avaliação e tratamento. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.