Como educar os seus filhos?

Apresentação do Curso

Algo comum acontece no desenvolvimento de um filho. Ao nascer, ele receberá todo o cuidado de seus pais e com nada deverá se preocupar. No entanto, essa criança crescerá, e com isso virão as descobertas, sejam as materiais, como explorar um brinquedo novo, ou as emocionais, como a alegria por ter ganhado aquele brinquedo.

A questão é que, quando se trata das descobertas emocionais, os pais, por vezes, não sabem como orientar por lhes faltar informações, como, por exemplo, se o filho tem a emoção da raiva e não sabe lidar com ela. Então nesse momento os próprios pais, por despreparo, podem fazer correções não adequadas, ou ainda, não as fazer.

É sabido que todo ser humano para formar sua personalidade reúne várias características, sendo uma delas o temperamento. E esse ponto também nos ajuda a entender a maneira de ser de cada criança, adolescente ou adulto. Assim como os pais desenvolvem suas personalidades, com os filhos não é diferente. Ora, tantos outros pontos nos ajudam a entender e diferenciar a razão de uma atitude ou outra. Por isso elaboramos oito encontros, onde em cada um será abordado um tema que muito provavelmente ajudará os pais na condução diária da formação dos filhos. Serão momentos de mais informações do cotidiano, de maneira que pais ou cuidadores reconhecerão já terem passado por algo semelhante.

Como prezamos a preservação da inocência da criança, foram preparados também encontros sobre o uso de eletrônicos e a importância dos contos de fadas.

Importante dizer que traremos casos vivenciados em experiência clínica, sendo as identidades fictícias por questões éticas.

Daniela Borges

Daniela Borges é psicóloga clínica da Abordagem Cognitivo-Comportamental. Atua desde 2014 com atendimento infantojuvenil e adultos, Terapia de Casal, Orientação Familiar, e Profissional. Presentemente, além dos atendimentos clínicos, ministra palestras a pais, educadores e jovens, e é membro da equipe multidisciplinar ambulatorial da APAE.

Aulas do curso