O católico… vivendo no mundo

Síntese do Curso

De maneira geral, o público católico tem uma ideia mal compreendida a respeito da vida devota. Muitos pensam que buscar os mais altos graus de santidade é coisa apenas para aqueles que vivem entre as muralhas de uma comunidade religiosa. São Francisco de Sales, Doutor da Igreja, já no século XVII demonstrou o quanto essa ideia é equivocada.  Com efeito, como assinala AD. Tanquerey em seu Compêndio de Teologia Ascética e Mística, São Francisco de Sales, na magnífica obra Filoteia, teve o “grande mérito de mostrar que a devoção e até mesmo a santidade podem ser praticadas em todos os estados de vida”. Esta verdade serve para todos os tempos, mas principalmente para os tempos sombrios em que vivemos, onde a perseverança na prática das virtudes exige do católico um verdadeiro heroísmo, quase um martírio.

Portanto, justifica-se plenamente a oferta, na Plataforma Reconquista, dos Arautos do Evangelho, de um Curso que traga uma orientação segura, firme e vitoriosa aos católicos que, mesmo tendo que viver no mundo, almejam alcançar a santidade de vida, a perfeição e a salvação da alma. Este Curso, O católico…vivendo no mundo, será ofertado em 10 (dez) vídeo-aulas, com o auxílio de material didático e complementar, através do qual os alunos poderão aprimorar os seus conhecimentos e colocar em prática as orientações de santos e doutores da Igreja.

O Curso pretende ser uma alternativa de formação espiritual católica para as pessoas que, por razões das suas obrigações de estado, estão inseridas no mundo. Ou seja, é dirigido especialmente às pessoas que têm necessidade de conciliar o dia-a-dia da vida no mundo com a vida espiritual e com a prática religiosa. O Curso irá demonstrar, com o auxílio da graça de Deus e com base em autores consagrados, que essa conciliação não só é possível, mas necessária para alcançar a salvação eterna.

Professor João Celso dos Santos Professor João Celso dos Santos

Prof. João Celso dos Santos é natural da cidade de Maringá-PR. Casado há 38 anos, é pai de cinco filhos. Graduado em Letras e pós-graduado em Marketing. Professor universitário na área de Marketing Internacional e Comércio Exterior. Palestrante e escritor, colaborador de sites e blogs de renome internacional. Atua profissionalmente como corretor no mercado de algodão. É representante para o Brasil de uma empresa de produtos de alta tecnologia situada na Índia. É membro associado dos Arautos do Evangelho, e um católico...vivendo no mundo.

Aulas do curso

Bibliografia

Básica:

SALES, Francisco de. Filoteia. Introdução à Vida Devota. 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

Complementar:

BÍBLIA SAGRADA. Edição de Estudos. 3ª ed. São Paulo: Ave-Maria, 2012.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, Edição Típica Vaticana. São Paulo: Loyola, 2000.

CHAUTARD, Dom Jean-Baptiste. A alma de todo apostolado. São Paulo: Cultor de Livros, 2015.

CLÁ DIAS, João Scognamiglio. O inédito sobre os Evangelhos. Città del Vaticano-São Paulo: LEV, Lumen Sapientiae, 2014.

________. São José: Quem o conhece? São Paulo: Lumen Sapientiae, 2017.

LIGÓRIO, Afonso Maria de. A Oração: o grande meio para alcançarmos de Deus a salvação e todas as graças que desejamos. 4ª ed. Aparecida: Santuário, 1992.

________.  A prática do amor a Jesus Cristo. Aparecida: Santuário, 1982.

KEMPS, Tomás de. Imitação de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2008.

MONTFORT, Luís Maria Grignion de. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. 3ª ed. São Paulo: Retornarei, 2018.

REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO. São Paulo. Diversos números.

REVISTA DR. PLINIO. São Paulo: Retornarei. Diversos números.

RODRIGUES, Afonso. Exercícios de Perfeição e Virtudes Cristãs. 5ª ed. Lisboa, 1946.

SAINT-LAURENT, Thomas de. O livro da Confiança. São Paulo: Retornarei, 2019.

TANQUEREY, AD. Compêndio de Teologia Ascética e Mística. 6ª ed. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1961.

TERESA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE. Obras Completas (Textos e últimas palavras). São Paulo: Loyola, 2ª ed. 2001.

TISSOT, P. José. Arte de Aproveitar-se das Próprias Faltas. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 1964.