As prefiguras de Nossa Senhora

Síntese do curso

Diz o grande São Luís Maria Grignion de Montfort que Deus reuniu todas as águas e as chamou “mar”, e reuniu todas as graças e as chamou “Maria”. Com efeito, se nos admiramos e nos encantamos ao contemplar a grandeza e a imensidade do mar, muito mais ainda nos deveria maravilhar o “oceano” de graças que se encontra dentro do Imaculado Coração de Maria!

Nossa Senhora é, de fato, a “Cheia de Graça”, como o Arcanjo São Gabriel proclamara no momento da Anunciação. E Ela possui tanta graça que, mesmo antes de nascer, Ela já derramava essas graças para a humanidade do Antigo Testamento. Mas como? Se Ela nem existia ainda?

Como para Deus tudo é presente, Ele pensava em Nossa Senhora antes mesmo da sua Conceição. De maneira que já naquela época, durante milênios, se “sentiam” as graças de Maria. E como as pessoas podiam discernir essa presença misteriosa d’Ela? Através das suas “prefiguras”! E é justamente este o tema do nosso curso!

Quando uma rainha vai fazer uma viagem para algum país, o rei manda mensageiros aos habitantes daquele país a fim de que a rainha possa ser bem recebida. Foi exatamente o que aconteceu com Nossa Senhora. Muito antes da sua “viagem” a este mundo, o Divino Rei quis anunciar que a Rainha das rainhas haveria de vir um dia, e todos deveriam estar preparados para bem recebê-La.

Deus inspirou aos seus profetas “palavras” que anunciavam a chegada de Maria. Deus criou “coisas” neste mundo que já prefiguravam Maria. Deus suscitou “santas mulheres” que com suas virtudes faziam prever que a mais Santa das Mulheres nasceria. Esses “anúncios” de Deus são justamente as prefiguras de Nossa Senhora. Ao longo das 6 aulas deste curso, você poderá contemplar de que forma tão bela, tão diversa e tão divina o Criador mostrou para a humanidade a futura chegada de sua Filha Predileta, de sua Mãe Admirável e de sua Esposa Fidelíssima!

Padre Íñigo Abbad Luengo, EP

Padre Íñigo Abbad Luengo, EP, nasceu em Cartagena (Espanha). Depois de se formar em Filosofia pelo Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista e, posteriormente, em Teologia, pelo Instituto Teológico Santo Tomás de Aquino (em Caieiras, Brasil), foi ordenado sacerdote em 2015. Também lecionou como professor de Mariologia, no referido Instituto Teológico. Em 2016 mudou-se para Maringá (Brasil), a fim de ajudar nas missões pastorais. Depois transladou-se para El Salvador, onde reside atualmente. Também é formado em Língua Espanhola e Portuguesa pela Universidade Paulista (UNIP), pela qual também se dedicou ao ensino de espanhol, por vários anos, no Colégio dos Arautos do Evangelho, em Maringá.

Aulas do curso