A Vida de Jesus
Síntese do Curso
Há dois milênios apareceu na Judeia um Homem singular e inigualável. O seu berço foi rodeado de fatos maravilhosos; já na infância sua sabedoria ultrapassou os mais sábios doutores e mestres da lei; fez prodígios e milagres tão impressionantes que arrastou multidões atrás de Si; transmitiu uma doutrina jamais ouvida e calcou aos pés os poderes do mal. Tornou-se a Luz do mundo e por seu brilho os chefes do povo O invejaram e perseguiram.
Condenaram-No a uma morte crudelíssima: o suplício da Cruz, achando que assim Ele desapareceria da História. Pouco antes de passar deste mundo ao Pai, porém, realizou o milagre por excelência: instituiu a Eucaristia, o Sacramento do amor, e assim perpetuou, em alimento, sua presença entre os homens como tinha predito: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20).
Foi, de fato, morto numa Cruz e ressuscitou gloriosamente após três dias, cumprindo, desta forma, a vontade de seu Pai: a glória de Deus e a remissão do gênero humano. Após sua missão salvadora subiu ao Céu.
Em geral, os cristãos conhecem o Nome adorável do Homem-Deus: Jesus de Nazaré. Sabem que nasceu no presépio e foi morto numa cruz. Saberão, entretanto, os pormenores de sua vida? E, se não sabem, como transmitir às crianças, que são o futuro da humanidade? Este é o intuito deste Curso: conhecer a vida de Jesus para se tornarem, a exemplo de nosso Divino Mestre, verdadeiros cristãos.

Natural de São Paulo, a Ir. Ir. Aline Karolina Souza Lima, é formada em Ciências Religiosas pelo Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica (IFTE) e atua como redatora da Revista Arautos do Evangelho. Participou de atividades missionárias no Acre, Amazonas, Rondônia, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal. Atualmente dedica-se à manufatura de hóstias na casa de formação Monte Carmelo, onde participa do conjunto musical e desenvolve atividades de evangelização.
Aulas do Curso
Bibliografía
BERTHE, Augustin. Jesus Cristo. Vida, Paixão e Triunfo. Trad. Antônio Azeredo; José Narcíseo Soares. Braga: Civilização, 2000.
BIBLIA DE JERUSALÉN. 4.ed. Bilbao: Desclée De Brouwer, 2009.
BOULENGER. Doutrina Católica. Manual de instrução religiosa – Parte I: O dogma, símbolo dos Apóstolos. São Paulo: Francisco Alves Paulo de Azevedo e Cia., 1927.
CLÁ DIAS, EP, João Scognamiglio. Maria Santíssima! O Paraíso de Deus revelado aos homens. São Paulo: Arautos do Evangelho, 2020, v.II.
CLÁ DIAS, EP, João Scognamiglio. São José: Quem o conhece?… São Paulo: Lumen Sapientiæ, 2017.
CLÁ DIAS, EP, João Scognamiglio. Nosso Senhor conversando com Nossa Senhora na casa de Nazaré. São Bernardo do Campo, 25 jan. 2001. Palestra. (Arquivo ITTA-IFAT).
EMMERICK, Ana Catarina. Visiones y revelaciones completas. Madrid: Ciudadela, 2012, v.I-V.
FILLION, SS, Louis-Claude. Vida de Nuestro Señor Jesucristo. Infancia y Bautismo. Trad. Antônio García-Moreno. Madrid: Rialp, 2000, v.I.
GALOT, Jean. O Coração de Cristo. Trad. Sofia Pinheiro. São Paulo: Quadrante, 2004.
GARRIGOU-LAGRANGE, OP, Reginald. Trad. Margarida Hulshof. O Salvador e seu amor por nós. São Paulo: Cultor de Livros, 2021.
BÍBLIA SAGRADA. Trad. Pe. Matos Soares. Porto: Sociedade de Papelaria, 1954.
PAPINI, Giovanni. Historia de Cristo. Madrid: Ebidesa, 2002.
TRUYOLS, Andres Fernandez. Vida de Nuestro Señor Jesucristo. 2.ed. Madrid: BAC, 1954.