Cavalaria de Maria

Uma comunidade missionária permanente a serviço da Igreja e dos mais necessitados.

No dia 22 de fevereiro de 2001, por ocasião da aprovação pontifícia dos Arautos do Evangelho, o Papa São João Paulo II dirigiu aos membros dessa Associação Internacional de Fiéis o seguinte apelo: “Sede mensageiros do Evangelho, por intercessão do Imaculado Coração de Maria”.

 

De que maneira interpretaram os membros desta instituição eclesial tais simples, mas quão eloquentes, palavras de Sua Santidade? Como um convite à intensificação de uma atividade evangelizadora que já vinham desenvolvendo a serviço da Igreja e da Cátedra de Pedro. De fato, as diversas comunidades dos Arautos do Evangelho espalhadas pelo mundo já vinham pondo a efeito – mas de um modo não permanente devido às mais variadas obras de evangelização com as quais deveriam já ocupar-se – as visitas com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima às paróquias, famílias, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, etc.

 

Entretanto, em meados de 2002, com o fito de incrementar tal obra missionária, o fundador dos Arautos do Evangelho – o futuro Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP – decidiu constituir no seio dessa associação de fiéis uma comunidade móvel que tivesse como finalidade exclusiva o dedicar-se a esta forma de apostolado denominada “Missões para Cristo com Maria”, dando a um tal grupo de leigos consagrados o nome de Cavalaria de Maria.

Por que Cavalaria de Maria?

O fundador dos Arautos, ao dar esse nome à comunidade missionária permanente, teve em vista a necessidade de pessoas que se entregassem inteiramente a essa obra de evangelização, levando a todos a presença de Deus, por meio da Santíssima Virgem, assim como os antigos cavaleiros deixavam família, carreira e até o conforto de uma residência fixa, para prestar uma dedicação completa a serviço da Igreja, do Papa e dos fiéis, especialmente os mais necessitados.

Um dia de trabalho missionário na Cavalaria de Maria

Iluminados pelos primeiros raios da alvorada, os Cavaleiros de Maria rezam em conjunto, pedindo graças para a jornada, e se dirigem ao centro paroquial onde é servido, pelos paroquianos, o café da manhã. Em seguida dirigem-se à igreja, onde um Arauto sacerdote celebra a Missa seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Outro arauto sacerdote se dedica a atender aos fieis que desejam se beneficiar do sacramento da Reconciliação. Junto a Jesus Eucarístico pedem eles bênçãos e graças especiais para as pessoas que serão visitadas. Durante toda a missão mariana, Arautos e paroquianos se revezam em adoração diante da Hóstia Consagrada, a fim de obterem graças especialíssimas.

Concluído um período de adoração, os membros da Cavalaria de Maria se dividem em grupos compostos de cinco ou seis membros, para os quais se designa uma área da paróquia a ser visitada. Cada uma tem um padroeiro: São João, São Tiago, São Pedro e São Paulo. Os grupos vão de porta em porta, levando a residências – e também a estabelecimentos comerciais, repartições públicas, conventos, escolas, hospitais, orfanatos, asilos, fábricas, presídios – o conforto espiritual e a paz, por meio da bela imagem do Sapiencial e Imaculado Coração da Virgem de Fátima.

O som da doce melodia do A treze de maio vai ecoando pelas ruas da cidade e as pessoas passam de simples curiosos a anfitriões amorosos da Virgem de Fátima. No ambiente do lar, após uma breve explicação e um período de oração diante da Imagem Peregrina, faz-se o censo paroquial. Ao fim, rezam em conjunto uma oração pela família.

Consolações e conversões mudam o ambiente dos lares visitados. A presença de Nossa Senhora se torna sensível através da Imagem. Muitos católicos não praticantes manifestam o desejo de mudar de vida e voltar a frequentar os sacramentos e a vida paroquial. É interessante notar que quanto maior a manifestação de alegria e piedade dos fieis, maior o fluxo de pedidos de confissão.

O sol se põe, mas o dia para os Cavaleiros de Maria não está concluído. Por volta das dezoito horas, dirigem-se à Matriz, a fim de concluírem a adoração e receberem a bênção do Santíssimo Sacramento. Em seguida inicia-se a Santa Missa. A cada dia, o número de fieis aumenta, não somente porque os Cavaleiros de Maria animam a Celebração Eucarística vespertina com cortejos, cânticos e músicas instrumentais, mas, sobretudo, porque a grande missionária da Cavalaria, Nossa Senhora, vai chamando seus filhos, na intimidade de seus corações, a se encontrarem com seu Divino Filho.

Não há limites para propagar o bem. As pessoas que circundam o cotidiano da Missão Mariana acorrem à igreja para se beneficiar das celebrações, aumentar seu conhecimento e acrescer seu amor à Virgem Santíssima. Para isso, é promovido na quinta-feira, logo depois da Missa vespertina, um breve vídeo explicativo sobre a mensagem de Fátima, com as palavras de Mons. João S. Clá Dias, EP. Na sexta-feira promove-se uma catequese a respeito da devoção e história do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, ocasião em que centenas de fieis o recebem, com a benção e a imposição feita pelo sacerdote. No sábado, o dia é especialmente consagrado a Nossa Senhora: após a Missa da noite todos manifestam sua fé pelas ruas em procissão luminosa, rezando os mistérios do Rosário. Os homens conduzem tochas de fogo, como um símbolo de nossa fé, e portam o andor da Imagem Peregrina, especialmente adornado e florido. As senhoras, os jovens e crianças portam velas. Todos expressam seu filial afeto à Mãe de Deus. Esse grande entusiasmo e fervor são estimulados com brados e vivas a Cristo Rei e a Maria Santíssima Rainha e brindados, no fim da Celebração Eucarística, com uma queima de fogos de artifício.

Em seguida os membros da Cavalaria de Maria jantam e preparam o necessário para a jornada seguinte, pois até mesmo o tempo de descanso é reduzido. O curto período livre é preenchido com estudo e leitura, além de orações pessoais e outras atividades formativas.

Pesquisa Paroquial

Um aspecto saliente das “Missões para Cristo com Maria”, consiste em incentivar os fiéis a uma maior comunhão eclesial. Para tanto, ao visitar as famílias, realizam os membros da Cavalaria de Maria uma pesquisa paroquial, na qual perguntam-lhes a respeito da recepção dos Sacramentos e da devolução do Dízimo, procurando animá-las no sentido de uma maior dedicação à sua fé e estimulá-las a uma participação mais calorosa da comunidade local. Em seguida, procedem eles à anotação dos dados referentes àqueles que respondem afirmativamente a um tal convite, o qual procura ser feito com toda a tranquilidade, distensão e respeito.

Despedida e continuidade

A semana de missão se encerra com a Missa dominical, na qual é feita a solene coroação da Imagem de Nossa Senhora. A igreja sempre fica repleta de fieis, e a celebração é ocasião de muitas graças, inclusive de numerosas conversões.

A ação da Cavalaria de Maria não termina nessa inesquecível solenidade. A fim de que a semente plantada pela missão mariana não caia junto aos pedregulhos ou ao alcance das aves do céu (cf. Mt 13), as pessoas são estimuladas a perseverarem nas graças recebidas durante a visita de Nossa Senhora, através da participação nas pastorais da paróquia.

O contato com os Arautos permanece através da leitura da revista Arautos do Evangelho, ou das correspondências por correio e pela internet. No entanto, o meio mais eficaz é o Oratório de Maria Rainha dos Corações, busto de Nossa Senhora de Fátima que peregrina por 30 lares com revezamento diário. Na missa de encerramento da Missão Mariana realiza-se a bênção dos Oratórios. Eles são então entregues aos coordenadores de um grupo de 30 famílias, as quais receberão mensalmente a visita desta imagem de Nossa Senhora prolongando assim as graças dadas por Deus durante a missão.

Há dezoito anos pelo Brasil

As atividades de evangelização realizadas pela Cavalaria de Maria tiveram início no mês de julho de 2002, completando, neste ano de 2020, dezoito anos em território brasileiro, tendo realizado mais de quatrocentas mil visitas, num total de cerca de quinhentas paróquias. Viajando pelo vasto território de nossa país continente, percorreu mais de duzentos e trinta mil quilômetros, o que equivale a quase seis voltas em torno da Terra pela linha do Equador.