A Igreja Canta – Módulo 2

Síntese do Módulo 2

 
Surge uma aurora tímida, um sussurro que vai além do simples soprar dos ventos históricos. São harmonias que desafiam o modo como os séculos passados viam a música, uma melodia que recomeça o pulsar da vida e da fé.

 
Vamos conhecer a origem da grande sinfonia das escolas que surgiram após o ano 1.000 d.C., guiadas por mãos que inovam, como Guido da Arezzo e, sobretudo, por uma voz singular: a de Santa Hildegarda de Bingen, que, ao revelar os mistérios da música, abre uma janela para o transcendente. Contudo, essas novas formas de cantar e tocar também foram aplicadas por mãos levianas, para dar uma visão meramente mundana na razão da existência do homem nesta terra.

 
Nesse tempo, quando a humanidade, como um enfermo desenganado, escuta o diagnóstico de cura – um convite a esperar, a acreditar, a elevar-se neste vale de lágrimas – a música não é apenas som; é graça, é mistério, é um convite para o convívio com os Anjos. Essa esperança atravessa os séculos e se eleva nas vozes profanas e sagradas, marcando duas nítidas formas de ver o mundo.

Padre Francisco Magnos Padre Francisco Magnos

Nascido aos 25 de janeiro de 1976, em Belo Horizonte/MG, Francisco Magnos entrou no Movimento Católico aos 13 anos. Em 1991 tornou-se membro da Associação fundada por Dr. Plinio Corrêa de Oliveira e em 2000 ingressou nos Arautos do Evangelho. Cursou Letras na UFMG e Filosofia e Teologia na UNIÍTALO e no IFAT. Ordenado Sacerdote em 18 de maio de 2019, atualmente é capelão da Casa São Paulo Apóstolo dos Arautos do Evangelho, em São Carlos, e presta assistência a grupos de famílias e instituições em Itapetininga, Ribeirão Preto, Americana e Franca, interior de São Paulo.

Bibliografía

 

BÍBLIA SAGRADA. Tradução dos originais hebraico e grego feita pelos Monges de Maredsous. São Paulo: Ave-Maria, 2001.
CARPEAUX, Otto Maria. A história da música. Da Idade Média ao século XX. Barueri: Faro Editorial, [s.d.].
CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Revolução e Contra-Revolução. 9.ed. São Paulo: Ipsis, 2024.
DIAS, Rosa Maria. A música no pensamento de Aristóteles. In: Ensaios Filosóficos. Rio de Janeiro, 2014, v.10, n.2 (dez. 2014); p.92-100. Disponível em:
https://www.ensaiosfilosoficos.com.br
GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. Historia de la música occidental. 7.ed. Madrid: Alianza, 2008.
ROCHA JÚNIOR, Roosevelt Araújo da. Música e Filosofia em Platão e Aristóteles. In: DISCURSO. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA USP. São Paulo, 2007,
n.37 (8 dez. 2007); p.29-54. Disponível em: https://filosofia.fflch.usp.br/publicacoes/discurso
SANTO AGOSTINHO. Sobre a música. Campinas: Ecclesiae, 2019.
SUBIRÁ, José. Historia de la música. 2.ed. Barcelona: Salvat, 1951, 4v