A Igreja Canta


Nosso itinerário começa nos primeiros cânticos da Igreja Primitiva e irá até a complexidade da música contemporânea. Juntos, vamos explorar as formas de melodia, de harmonia e de polifonia que apareceram na História, descobrindo como a música espelha nossa forma de viver a fé e de ver a vida.

Compreendendo o canto gregoriano, a polifonia sacra da escola franco-flamenga, o barroco italiano e a grandiosidade dos oratórios sacros, você será apresentado a diferentes estilos, nos quais a música sacra e a música profana se desenvolvem, cada uma a seu modo, mas formam um todo que nos traz muitas lições.

A música, como qualquer expressão artística, é um espelho que reflete a complexidade do coração humano. Ela pode ser um veículo de beleza e santidade, conduzindo-nos à contemplação do divino, ou um instrumento de tentação, levando-nos a caminhos tortuosos e perigosos.

Perceberemos a música como um diálogo entre a fé e a razão, entre o sagrado e o profano, entre a luz e as trevas. Descobriremos como, ao longo dos séculos, o demônio se infiltrou na música, utilizando-se de suas belezas para corromper a alma humana, enquanto, por outro lado, a graça divina inspirou obras de arte que elevam o espírito e conduzem à santidade.

Nesta jornada de descobertas, abriremos nossos ouvidos e nossos corações, aprendendo a discernir entre o joio e o trigo, entre a música que edifica e a música que corrompe. Despertaremos para a importância de cultivar a música que nos eleva, que nos aproxima de Deus, que nutre nossa alma e nos torna melhores.

Que esta jornada nos inspire a buscar a beleza, a verdade e a bondade na música, tendo elementos para compreender melhor essa arte tão completa e tão elevada.

Ver Outros Cursos

Padre Francisco Magnos

Nascido aos 25 de janeiro de 1976, em Belo Horizonte/MG, Francisco Magnos entrou no Movimento Católico aos 13 anos. Em 1991 tornou-se membro da Associação fundada por Dr. Plinio Corrêa de Oliveira e em 2000 ingressou nos Arautos do Evangelho. Cursou Letras na UFMG e Filosofia e Teologia na UNIÍTALO e no IFAT. Ordenado Sacerdote em 18 de maio de 2019, atualmente é capelão da Casa São Paulo Apóstolo dos Arautos do Evangelho, em São Carlos, e presta assistência a grupos de famílias e instituições em Itapetininga, Ribeirão Preto, Americana e Franca, interior de São Paulo.

O fim da vida humana é a salvação eterna, pois do que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria alma? (Cf. Mc 8, 36). Para o cristão, conquistar o Céu é a grande aventura da vida: está em jogo sua felicidade ou infelicidade eterna, e para entrar pela porta estreita é preciso saber se comportar.

A ação humana deve ser sempre boa, baseada no comportamento do próprio Nosso Senhor, a quem devemos imitar. O mal também deve ser evitado e combatido, a fim de que cada batizado produza frutos abundantes e duradouros, em Cristo, para glória do Pai.

Neste curso, mais do que responder a perguntas especulativas, trata-se de atender ao desejo que todo católico sério tem de aprofundar suas noções de moralidade, para poder levar uma vida reta, agradável a Deus, e coroar sua existência com o prêmio eterno.

É oferecido a pessoas sedentas de santidade, que desejam não só conhecer, mas pôr em prática os Mandamentos de Deus, aperfeiçoados no Novo Testamento pela doutrina e exemplo do Divino Mestre.

No curso, junto com as noções teóricas, serão acrescentados exemplos oportunos e pensamentos dos Padres da Igreja, dos Santos, do Catecismo da Igreja e dos Doutores mais consagrados. Dessa forma, esforços serão feitos para iluminar a inteligência, cativar os espíritos e mover a vontade para o bem.

O curso é dividido em quatro módulos: parte da introdução geral e abrange cada um dos Mandamentos. A Santíssima Virgem Maria, Mãe e Mestra, é a padroeira deste curso. Com a sua intercessão, os alunos poderão deixar-se modelar nas suas mãos para serem verdadeiros imitadores do seu Divino Filho.

Padre Carlos Werner

O Padre Carlos Javier Werner Benjumea é sacerdote da Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e estudou Teologia Moral na Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín, obtendo o grau de doutor canônico. Foi professor de diversas disciplinas de Teologia no Instituto Teológico Santo Tomás de Aquino, da referida Sociedade, no Brasil, incluindo Cristologia, Moral Fundamental, Sacramento da Ordem e Introdução à Teologia.