O Canto Gregoriano

Síntese do Curso

 

O Canto Gregoriano, por vezes descrito como “o canto dos anjos”, ressoa há séculos nos corações dos fiéis. Mais do que simples música, ele é uma oração cantada, um diálogo sublime com o Divino. Neste curso, convidamos você a adentrar este universo de beleza austera e profunda espiritualidade.

 

O que você encontrará aqui:

 

→ Uma viagem no tempo: Percorreremos a história milenar do Canto Gregoriano, desde suas raízes ancestrais até os dias de hoje.

→ Desvendando os sinais: Você aprenderá a decifrar a escrita musical gregoriana, compreendendo seus neumas e seus segredos rítmicos.

→ A alma dos Modos: Exploraremos os oito modos gregorianos, cada qual com sua personalidade e capacidade única de exprimir emoções e espiritualidade.

→ A pronúncia que eleva: Descobrirá os fundamentos da pronúncia latina eclesiástica, dando vida e autenticidade à sua interpretação.

 

Este curso oferece uma introdução completa e acessível, ao Canto Gregoriano, ideal tanto para aqueles que desejam iniciar neste estilo musical único quanto para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos. Prepare-se para uma experiência que transcende o tempo e toca na eternidade. 

 
Diác. Alejandro Javier de Saint Amant

O Diác. Alejandro Javier de Saint Amant é Doutor em Teologia, sócio fundador dos Arautos do Evangelho e Membro Capitular da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli. Atualmente é Professor de exegese bíblica no Instituto São Tomás de Aquino e Regente do Coro e Orquestra Internacional dos Arautos do Evangelho. Soma mais de 30 anos em experiência musical e é uma referência para instituição nesta matéria.

Aulas do Curso

Bibliografía

MONGES DE SOLESMES. Antiphonale Romanum. França: Éditions de Solesmes, 2009, t.II.

CARDINE, Eugène. Primeiro ano de canto gregoriano e semiologia gregoriana. São Paulo: Athar Editorial/Palas Athena, 1989.

FERNANDES, Rodrigo Felipe. Curso de canto gregoriano. Apostila básica. 2015. Disponível em:
www.cursoscatolicos.com.br.

GRADUALE PRÆMOSTRATENSE. 1718.

GRADUALE ROMANUM. Roma: Desclée & Socii, 1961, n. 696.

HERNÁNDEZ, Ismael. Curso elementar de canto gregoriano. Madrid, 2006. Disponível em:
http://cantogregoriano.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Curso-Elementar-de-Canto-Gregoriano.pdf.

LIBER CANTUALIS. Compilação de melodias gregorianas realizada pela Comissão de estudos de canto gregoriano dos Arautos do Evangelho. São Paulo: Editora Salesiana, 2011.

LIBER USUALIS. Belgium/New York: Desclee Company, 1961.

MEDINA DE SEIÇA, Alberto. Introdução ao canto gregoriano. Coimbra: 2012. Disponível em:
http://www.psalterium.com/pt/data/_uploaded/file/Curso_de_canto_gregoriano_2012.pdf.

POTHIER, Joseph. Les mélodies grégoriennes d´après la tradition. 1.ed. França: Desclée, Lefebvre et Cie., 1880.

SALAS, Sigfrido Salas. El canto gregoriano. España: Universitat Jaume I.

SAULNIER, Daniel. Los modos gregorianos. França: Solesmes, 2001.

VALENTE DE SOUSA, Maria de Nazaré. A Evolução da Notação Musical do Ocidente na História do Livro até à Invenção da Imprensa. Covilhã: 2012.