Irmão Macabeu Vitoreli, EP
Com jovialidade e didática, o Ir. Macabeu tem se dedicado com afinco na elaboração de palestras e cursos sobre temas históricos e religiosos, procurando incutir em pessoas de todas as idades o apreço pela boa cultura, o amor e a ufania na prática da Fé Católica e a alegria em meio às lutas e adversidades da vida.
O Ir. Macabeu, formado em Filosofia e Teologia, é membro capitular da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, e professor do Colégio Arautos do Evangelho Internacional – Thabor, grande animador e formador da juventude.
Biografia
Marcos Alexandre Vitoreli Borges, o Ir. Macabeu, EP, nasceu no dia 11 de janeiro de 1974, em São Paulo, Brasil.
Cursou Filosofia, é bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, de São Paulo, e licenciado em História pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente é professor de História Sagrada e História da Cultura Brasileira no Colégio Arautos do Evangelho Internacional – Thabor.
Em princípios de 1991, iniciou sua experiência vocacional junto a Mons. João Scognamiglio Clá Dias, levando vida comunitária e dedicando-se ao apostolado com a juventude.
É membro capitular da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli desde 2005.
Como membro do Coro e Orquestra Internacional dos Arautos do Evangelho, participou de viagens a diferentes países e estados do Brasil em atividades evangelizadoras por meio da música.
Desenvolveu intenso trabalho missionário e apostólico com a população carente em Moçambique e no Brasil, visitando enfermos, encarcerados e necessitados em geral, peregrinando em diversos lares e instituições com a imagem da Virgem de Fátima. Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, atua como catequista, formador de crianças e jovens, organizador e regente de coro, encarregado da liturgia e animador pastoral.
Realizou diversas palestras e cursos de formação com ênfase na Doutrina Católica, História Sagrada, História Eclesiástica e História Geral.
Fez aprofundados estudos e pesquisas sobre a Antiga São Paulo e, especialmente, a respeito do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (formador de Mons. João Clá) colaborando na elaboração das obras “Notas Autobiográficas” (4 volumes).