Dr. Thales Gouveia Limeira
Dr. Thales Gouveia Limeira é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, atuante nos estados de São Paulo e Espírito Santo (em cujos Conselhos Regionais de Medicina tem registros de especialidades). Como docente, foi professor universitário durante a maior parte da vida profissional, sendo um estudioso imparcial dos assuntos relativos ao binômio fé-ciência, eixo de temas que com frequência é convidado a desenvolver.
Biografia
Dr. Thales Gouveia Limeira nasceu em Vitória (ES) em 1953, tendo se graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1977. Especializou-se em Hematologia no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Residência Médica) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (especialização), sendo também especialista em Patologia Clínica / Medicina Laboratorial por concurso realizado pelo departamento específico da Associação Médica Brasileira. Cursou pós-graduação lato sensu em Hematologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em Medicina do Trabalho na Universidade Gama Filho (também no Rio de Janeiro), além de ter passado seis meses em estágio no Centro Departamental de Transfusão Sanguínea de Créteil (França), através de programa de cooperação franco-brasileira em hemoterapia.
É filiado a diversas entidades médicas (inclusive à Association Médicale International de Lourdes), tendo sido Diretor (vice-presidente e tesoureiro) da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia em três mandatos, e Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica no Espírito Santo, sempre reconduzido desde que o cargo foi criado. É médico aposentado do Ministério da Saúde, e professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo.
Como médico no Serviço Público chefiou o Serviço de Hemoterapia e o Serviço de Hematologia do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, em Vitória (ES), e coordenou o Programa Estadual de Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, tornando-se o fundador e primeiro diretor do Hemocentro (Centro de Hemoterapia e Hematologia Dr. Marcos Daniel Santos, em Vitória).
Como docente, ministrou Clínica Médica, Hematologia/Hemoterapia e Patologia Clínica no curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo durante três décadas, tendo também sido responsável pela disciplina de Ética Médica no curso de Medicina da faculdade Multivix, também em Vitória (ES) por cinco anos. Atuou como Conselheiro no Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo de 2008 a 2018, sendo Corregedor nos últimos cinco anos desse período.
Atua como médico nos estados de São Paulo e Espírito Santo (CRM-SP 133.115 e CRM-ES 2.204), em cujos Conselhos Regionais de Medicina também tem registros de quatro especialidades. Atualmente dedica-se em especial, além das atividades clínicas, à medicina laboratorial e à medicina pericial.