Por que Jesus foi condenado? Porque Ele é Rei! | Liturgia Diária ( 21 nov. 2021)

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo
O último domingo do calendário litúrgico a Igreja reserva para a comemoração da grandiosa solenidade de Cristo Rei do Universo.

Cristo de fato é o Rei do Universo e também dos nossos corações. Ele possui uma autoridade absoluta sobre todas as criaturas e já muito antes de sua Encarnação, quando se encontrava no seio do Padre Eterno, ouviu estas palavras:

“Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede- me; dar-te-ei por herança todas as nações; tu possuirás os confins do mundo, tu governarás com cetro de ferro” (Sl 2, 7-9).

A festa, anual, de “Cristo-Rei” dá-nos a mais viva esperança de acelerarmos a tão desejada volta da humanidade a seu Salvador amantíssimo (…) É uma festa, anualmente celebrada por todos os povos em homenagem a Cristo-Rei.

Com estas palavras, o Papa Pio XI instituiu esta festa:
Portanto, em virtude de Nossa autoridade apostólica, instituímos a festa de “Nosso Senhor Jesus Cristo Rei”, mandando que seja celebrada cada ano, no mundo inteiro, no último domingo de outubro (…) porque ele, em certo modo, encerra o ciclo do ano litúrgico. Destarte, os mistérios da vida de Jesus Cristo, comemorados no decorrer do ano que finda, terão na solenidade de “Cristo-Rei” seu como termo e coroa.

———————-

Evangelho – Jo 18,33b-37

Naquele tempo, Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?”

Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”

Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.

Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?”

Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

—————–

Seja membro deste canal:
https://www.youtube.com/channel/UCV7p2362kGftQc07bpVomUQ/join

→ Inscreva-se no nossa Plataforma de Formação Católica: https://reconquista.arautos.org/assine-agora-reconquista

→ Inscreva-se no canal e seja notificado: https://www.youtube.com/channel/UCV7p2362kGftQc07bpVomUQ?sub_confirmation=1