Fé e Ciência

A Fé é uma virtude teologal que adquirimos no Batismo e fortalecemos durante a vida. A Ciência, no sentido das ciências naturais, é aquela área do conhecimento humano que está ao alcance da nossa inteligência, por meio do estudo.

Pessoas há que acham ser inconciliáveis a Fé e a Ciência. Cada uma teria de ficar na sua área e nunca misturar uma com a outra… Outros acham que sim é possível o convívio pacífico entre a Fé e a Ciência.

Na verdade, elas se integram perfeitamente! Pois expressam verdades e não pode haver erro nem na Fé nem na Ciência. Ambas vêm de Deus, por isso, São João Paulo II afirmou que “a Fé e a Razão são duas asas com as quais o espírito se eleva para contemplação da verdade”.

Nesta série que agora iniciamos, abordarei diversos aspectos da História de nossa Fé, nos quais a Ciência entrou para contribuir, dando o seu aporte racional, para nos ajudar a crescer mais e mais no amor e na Fé na Santa Igreja Católica.

Doutor Thales Gouveia Limeira

Dr. Thales Gouveia Limeira é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, atuante nos estados de São Paulo e Espírito Santo (em cujos Conselhos Regionais de Medicina tem registros de especialidades). Como docente, foi professor universitário durante a maior parte da vida profissional, sendo um estudioso imparcial dos assuntos relativos ao binômio fé-ciência, eixo de temas que com frequência é convidado a desenvolver.

Módulo 1 – Lourdes

Tenha acesso a este conteúdo agora mesmo! Inscreva-se agora!