Curso de Consagração a Nossa Senhora

Síntese do Curso

         

Em Fátima, Nossa Senhora prometeu: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!”. Na expectativa da vinda desse reino contemplamos um mundo cada vez mais caótico, assolado por crises de toda ordem. Sobretudo uma crise espiritual pela qual as pessoas perderam o sentido da vida. Nessa triste conjuntura, nada melhor do que procurar a solução nos braços de Nossa Senhora.

São Luís Maria Grignion de Montfort, no seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, afirma que foi por intermédio da Santíssima Virgem que Jesus Cristo veio ao mundo e é também por meio d’Ela que Ele deve reinar no mundo. Os Arautos do Evangelho se dedicam a levar até você a oportunidade de conhecer o método de consagração de São Luís Grignion pelo qual nos tornamos escravos de amor a Jesus Cristo pelas mãos de Maria. Não existe meio mais seguro de se chegar ao coração do Filho do que sendo guiado pelas mãos da Mãe.

Ministrado com muita didática pelo experiente Pe. Ricardo José Basso, EP, o curso é composto por 27 aulas, com a solene consagração realizada no 28° dia. Cada aula aborda certo número de tópicos do Tratado, com um conteúdo que aprofunda muito o conhecimento e a perfeita devoção à Santíssima Virgem, levando-nos a amá-La cada vez mais, movidos pelo fogo abrasador do Espírito Santo, através de práticas interiores e exteriores ensinadas por São Luís Grignion. As aulas são enriquecidas com exemplos ilustrativos da vida dos santos, experiências e milagres, que ressaltam a importância de nos entregarmos a essa devoção, aprendendo a fazer tudo com Maria, por Maria, em Maria e para Maria. Assim encontraremos a paz interior que tanto buscamos!

Padre Ricardo José Basso, EP Padre Ricardo José Basso, EP

O Pe. Ricardo José Basso, EP, caracteriza-se por ministrar Cursos de Formação Católica, bem como Simpósios, Congressos e pregação de Retiros Espirituais sobre os mais variados temas, onde a nota predominante, em sua peculiar didática, é sempre a da alegria, procurando incutir grande ânimo em seus ouvintes, baseado na confiança no auxílio da graça de Deus, que nunca falta em meio às dificuldades desta vida. Isto tudo com muita simplicidade, onde se esforça para que os conteúdos de suas exposições sejam assimilados por todos os seus ouvintes. O Pe. Ricardo Basso é membro capitular da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli e Vigário da Casa “Contemplação Marial“ da mesma Sociedade.

Aulas do curso

Bibliografia

AFONSO DE LIGÓRIO. A Oração. 4 ed. Trad. Port. por Pe. Henrique Barros. Aparecida: Editora Santuário, 1992.

______. Glórias de Maria. 3 ed. Trad. Port. por Pe. Geraldo Pires de Sousa. Aparecida: Editora Santuário, 1992.

ALVES, Francisco. Tesouro de Exemplos. Vol. I. Petrópolis: Vozes. 1953.

BERTHE, Augustin. Relatos Bíblicos. Trad. Port. por António Carlos de Azeredo; Aureliano Sampaio e Sara Travassos. Braga: Civilizações. 2005.

BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral-catequética. 181 ed. São Paulo: Ave-Maria.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA11 ed. São Paulo: Loyola. 2001.

CLÁ DIAS, João Sconamiglio. Pequeno Ofício da Imaculada Conceição: comentado. 2 ed. São Paulo: Associação Católica Nossa Senhora de Fátima. 2010.

CONCILIO VATICANO II. Constituição Dogmática: Lumen Gentium. In: <http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html>. Acesso em: 17 fev 2020.

DRINKWATER, F. H. Historietas catequéticas. Trad. Port. por Marcos Lliró e Calasanz Ubasart. Barcelona: Editorial Herder, 1958.

FERREIRA, Carmela Werner. Acima de tudo, a vontade de Deus. In: Arautos do Evangelho, n.80. São Paulo, ago. 2008, p. 34-37.

JOÃO PAULO II. Carta Apostólica: Rosarium Virginis Mariae. In: <http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_letters/2002/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae.html>. Acesso em: 15 fev 2020.

______. Carta Encíclica: Redemptoris Mater.In: <http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25031987_redemptoris-mater.html>. Acesso em: 15 fev 2020.

LEITE, José (Org.). Santos de Cada Dia: Vol. II. 4 ed. Braga: Editorial A. O. Braga, 2003.

TRAVAL Y ROSER, Manuel. Milagres Eucarísticos. Trad. Port. por Armando Alexandre dos Santos. São Paulo: Artpress, 2004.

PAULO VI. Exortação Apostólica: “Signum Magnum”. In: <http://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19670513_signum-magnum.html>. Acesso em: 16 fev 2020.

______. Exortação Apostólica: Marialis Cultus. In: <http://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19740202_marialis-cultus.html>. Acesso em: 15 fev 2020.

PIO XII. Constituição Apostólica: Munificentissimus Deus. In: <http://w2.vatican.va/content/pius-xii/pt/apost_constitutions/documents/hf_p-xii_apc_19501101_munificentissimus-deus.html>. Acesso em: 17 fev 2020.

RODRIGUES. Afonso. Exercício de Perfeição e Virtudes Cristãs: Terceira Parte, Tomo V. 3 ed. Lisboa: União Gráfica, 1933.

SEGUNDO CATECISMO DA DOUTRINA CRISTÃ. 122 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

SPIRAGO, Francisco. Catecismo Católico Popular.  Trad. Port. de Artur Bivar. 4 ed. Lisboa: União Gráfica, 1944.