Apresentação do congresso


Há exatos 700 anos, em julho de 1323, a Igreja reconhecia as virtudes heroicas daquele que passaria a ser um farol de doutrina e de santidade na Igreja Católica e no mundo, São Tomás de Aquino. E, transcorridos sete séculos, a ínclita figura do santo dominicano é mais necessária hoje do que na quadra medieval…

O Magistério da Igreja, inúmera vezes, reconheceu no pensamento tomista o pensamento católico, fazendo-os praticamente sinônimos. Os ensinamentos de São Tomás e a sua vida são uma âncora para todo cristão fiel, em meio aos vagalhões do relativismo que percorrem o mundo, e são uma luz que nos aponta o verdadeiro fim da nossa existência: a beatitude eterna.

É, pois, uma honra para a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli promover o 1° Congresso Tomista intitulado “Santidade e Teologia”, o qual teve lugar entre os dias 9 a 11 de agosto do ano de 2023. E, ao mesmo tempo, é uma alegria poder estender este privilégio a todos os seguidores da Plataforma Reconquista dos Arautos do Evangelho.

Ilustres palestrantes nos beneficiaram com as maravilhas do pensamento tomista: D. Benedito Beni dos Santos; D. Carlos Lema Garcia; Pe. José Roberto Abreu de Matos; Pe. Felipe de Azevedo Ramos, EP; Pe. Carlos Werner Benjumea, EP; Pe. Joshua Alexander Sequeira, EP; Dr. Ricardo Henry Marques Dip; Dr. Joel Gracioso.

Saiba mais sobre o Congresso “Santidade e Teologia”, acessando as palestras abaixo.

PALESTRAS


Dom Benedito Beni dos Santos

Palestra: "Teologia e Santidade"


Realizou os seus estudos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Teologia na Pontifica Universidade Gregoriana de Roma.
Em 2002, foi ordenado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde exerceu vários cargos, como responsável da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e dos Seminários da Arquidiocese.
Em 2006 foi nomeado Bispo Diocesano de Lorena, até 2013. Como Bispo de Lorena, Dom Beni fez grandes e importantes realizações, tais como a construção do novo Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Sacerdotes, a criação de novas paróquias na Diocese e a construção de um Centro Diocesano de Evangelização, um lugar propício para a formação permanente dos leigos, catequistas e líderes de diversas pastorais e movimentos da Diocese de Lorena.

Saiba Mais

Dom Carlos Lema Garcia

Palestra: "São Tomás de Aquino: Teólogo e mestre de vida espiritual"


Obteve o Doutorado em Teologia Dogmática em 1987, em Roma, no Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz. Sua ordenação episcopal ocorreu em 2014, e foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Desde 2014 é Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade. Em junho de 2023, foi eleito Bispo Responsável pelo Setor Universidades da Comissão de Educação e Cultura da CNBB nacional. Além de diversos artigos, publicou a obra “A filiação divina” e “Diálogo com os jovens”, pela Editora Quadrante. Pela Editora Cléofas, em 2020, publicou o livro “Internet & Evangelho, as Tecnologias Digitais e a Vida Cristã”.

Saiba Mais

Pe. José Roberto Abreu de Matos

Palestra: "O conceito de vontade em Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino"


Possui Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Filosofia pela Universidade Pontifícia São Tomás de Aquino – Angelicum, de Roma. Atualmente é Pároco da Basílica de SantAna, na Zona Norte de São Paulo; membro do Conselho de Administração da Associação do Museu de Arte Sacra de São Paulo; e Assistente Eclesiástico do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, na Arquidiocese de São Paulo. Também é Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Saiba Mais

Pe. Felipe de Azevedo Ramos, EP

Palestra: "A Santidade em Santo Tomás de Aquino: religião, pureza e firmeza"


Formado em Teologia e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Università San Tommaso d’Aquino (Angelicum-Roma). Sua tese de doutorado obteve nota máxima e o reconhecimento de dois prêmios internacionais. Possui também pós-gradução em Estudos Medievais com o Diplome Européen d’Études Médiévales (DEEM-FIDEM). É editor da revista Lumen Veritatis, tradutor e professor no Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista. Publicou mais de uma centena de textos em revistas no Brasil e no exterior.

Saiba Mais

Pe. Carlos Werner Benjumea, EP

Palestra: "Perfeição, Caridade e Amizade"


Sacerdote da Sociedade de Vida Apostólica Virgo Fios Carmeli e estudou Teologia Moral na Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín, obtendo o grau de doutor canônico. Foi professor de diversas disciplinas de Teologia no Instituto Teológico Santo Tomás de Aquino, da referida Sociedade, no Brasil, incluindo Cristologia, Moral Fundamental, Sacramento da Ordem e Introdução à Teologia. E atualmente é o Diretor responsável da Revista acadêmica Lumen Veritatis.

Saiba Mais

Pe. Joshua Alexander Sequeira, EP

Palestra: "Teologia para santificação?"


A grande paixão do Pe. Joshua Alexander Sequeira, tanto em atividade missionária e evangelizadora pelo Brasil, Moçambique e África do Sul, quanto em sala de aula, sempre foi a de comunicar a experiência profunda do primeiro contato com seu fundador, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP: a alegria de sentir-se amado por um Deus que “Se fez homem, para nos fazer deuses” (Santo Atanásio). Oriundo de Bombaim (índia), onde nasceu a Io de dezembro de 1980, o Pe. Joshua é Doutor em Teologia pela Pontifícia Università San Tommaso dAquino (Angelicum-Roma) e atualmente leciona no Instituto Teológico São Tomás de Aquino.

Saiba Mais

Dr. Ricardo Henry Marques Dip

Palestra: "Sindérese e lei natural"


É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde recebeu os prêmios “Faculdade Paulista de Direito”, “Professor José Frederico Marques” e “Professor Antônio de Queiróz Filho”. É também bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Jornalismo Cásper Libero, de São Paulo. E possui Mestrado em Função Social do Direito, pela Faculdade Autônoma de Direito. Atualmente preside a Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É professor no curso de Pós-graduação do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, e do Centro Universitário FIG-Unimesp; e professor assistente no curso de Pós-graduação da Escola Paulista da Magistratura. É membro fundador do Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Portugal); e Diretor da Seção de Estudos de Direito Natural do Consejo de Estúdios Hispânicos “Felipe II”, de Madri.

Saiba Mais

Dr. Joel Gracioso

Palestra: "A relação entre santidade e caridade segundo Santo Tomás de Aquino"


Possui Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia. É membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval e da Société Internationale pour 1’Étude de Ia Philosophie Médiévale. Professor na Academia Atlântico, do Instituto Superior São Boaventura da Diocese de Santo Amaro e do Instituto de Teologia Maria Mater Ecclesiae filiado ao Ateneu Pontifício Regina Apostolorum. Autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia e Teologia, ministra cursos e palestras em todo o Brasil e no âmbito internacional.

Saiba Mais