Aula 03 (21-36) – Deus deseja servir-Se de Maria na santificação das almas
12 de setembro de 2024
|By Rafael Lura
Voltar para: Curso de Consagração a Nossa Senhora
Deus é imutável em seus desígnios e quer que os homens usem da mesma conduta para irem até Ele. Se a Santíssima Trindade escolheu Maria na Encarnação, ao longo dos séculos não mudará seu procedimento e continuará por Maria a santificação das almas. Maria foi e sempre será o “Tesouro do Senhor”, do qual todos os homens se enriquecem de virtudes diante do Altíssimo!
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Meditações e orações do dia
Vem, ó Espírito Criador, Ave, Estrela do mar
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Vem, ó Espírito Criador,
As almas dos teus visita; Os corações que criaste, Enche de graça infinita. Tu, Paráclito és chamado, Dom do Pai celestial, Fogo, caridade, fonte Viva e unção espiritual. Tu dás septiforme graça; Dedo és da destra paterna; Do Pai, solene promessa, Dás força da voz suprema. Acende a luz para os sentidos, Teu amor no peito acende, Do nosso corpo a fraqueza Com tua força defende. De nós afasta o inimigo. Dá-nos a paz sem demora, Guia-nos, e evitaremos Tudo quanto se deplora. Dá que Deus Pai e seu Filho Por ti nós bem conheçamos, E em ti, Espírito de ambos Em todo tempo creiamos. A Deus Pai se dê a glória E ao Filho ressuscitado, Paráclito e a ti também Com louvor perpetuado. Amém
V. Enviai o vosso espírito, e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. voltar ao topo
As almas dos teus visita; Os corações que criaste, Enche de graça infinita. Tu, Paráclito és chamado, Dom do Pai celestial, Fogo, caridade, fonte Viva e unção espiritual. Tu dás septiforme graça; Dedo és da destra paterna; Do Pai, solene promessa, Dás força da voz suprema. Acende a luz para os sentidos, Teu amor no peito acende, Do nosso corpo a fraqueza Com tua força defende. De nós afasta o inimigo. Dá-nos a paz sem demora, Guia-nos, e evitaremos Tudo quanto se deplora. Dá que Deus Pai e seu Filho Por ti nós bem conheçamos, E em ti, Espírito de ambos Em todo tempo creiamos. A Deus Pai se dê a glória E ao Filho ressuscitado, Paráclito e a ti também Com louvor perpetuado. Amém
V. Enviai o vosso espírito, e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. voltar ao topo
Ave do mar Estrela,
De Deus Mãe bela,
Sempre Virgem, da morada
Celeste feliz entrada.
Ó tu que ouviste da boca
Do anjo a saudação;
Dá-nos paz e quietação;
E o nome de Eva troca.
As prisões aos réus desata.
E a nós cegos alumia;
De tudo que nos maltrata
Nos livra, o bem nos granjeia.
Ostenta que és Mãe, fazendo
Que os rogos do povo seu
Ouça aquele que, nascendo
Por nós, quis ser Filho teu.
Ó Virgem especiosa,
Toda cheia de ternura,
Extintos nossos pecados,
Dá-nos pureza e brandura.
Dá-nos uma vida pura,
Põe-nos em via segura,
Para que a Jesus gozemos,
E sempre nos alegremos.
A Deus Pai veneremos,
A Jesus Cristo também,
E ao Espírito Santo, demos
Aos três um louvor.
Amém
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Para a aula de hoje leia os pontos do Tratado (21-36) clicando aqui. Ou no texto abaixo.
21. Não se quer dizer com isto que a Santíssima Virgem dê a fecundidade ao Espírito
Santo, como se ele não a tivesse. Sendo Deus, ele possui a fecundidade ou a capacidade de
produzir, como o Pai e o Filho. Não a reduz, porém, a ação, e não gera outra pessoa divina.
O que se quer dizer é que o Espírito Santo, por intermédio da Virgem, da qual se quis
servir, se bem que não lhe fosse absolutamente necessário, reduziu ao ato a sua
fecundidade, produzindo, nela e por ela, Jesus Cristo e seus membros. É um mistério da
graça inacessível até aos mais sábios e espirituais dentre os cristãos.
Segundo Princípio. – Deus quer servir-se de Maria na santificação das almas
22. A conduta das três pessoas da Santíssima Trindade, na encarnação e primeira vinda de
Jesus Cristo, é a mesma de todos os dias, de um modo visível, na Igreja, e esse
procedimento há de perdurar até à consumação dos séculos, na última vinda de Cristo.
23. Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as graças e chamou as Maria. Este grande Deus tem um tesouro, um depósito riquíssimo, onde encerrou tudo
que há de belo, brilhante, raro e precioso, até seu próprio Filho; e este tesouro imenso é
Maria, que os anjos chamam o tesouro do Senhor, e de cuja plenitude os homens se
enriquecem.
24. Deus Filho comunicou a sua Mãe tudo que adquiriu por sua vida e morte: seus méritos
infinitos e suas virtudes admiráveis. Fê-la tesoureira de tudo que seu Pai lhe deu em
herança; é por ela que ele aplica seus méritos aos membros do corpo místico, que comunica
suas virtudes, e distribui suas graças; é ela o canal misterioso, o aqueduto, pelo qual passam
abundante e docemente suas misericórdias.
25. Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis,
escolhendo-a para dispensadora de tudo que ele possui. Deste modo ela distribui seus dons
e suas graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer, e dom nenhum é
concedido aos homens, que não passe por suas mãos virginais. Tal é a vontade de Deus,
que tudo tenhamos por Maria e assim será enriquecida, elevada e honrada pelo Altíssimo,
aquela que, em toda a vida, quis ser pobre, humilde e escondida até ao nada. Eis a opinião
da Igreja e dos Santos Padres.
26. Se eu me dirigisse aos espíritos fortes desta época, tudo isso, que digo simplesmente,
poderia prová-lo pela Sagrada Escritura, pelos Santos Padres, citando longas passagens em
latim e aduzindo os mais fortes argumentos, que o Padre Poiré deduz e desenvolve em sua
Tríplice coroa da Santíssima Virgem. Falo, porém, aos pobres e aos simples que, por serem
de boa vontade e terem mais fé que a maior parte dos sábios, crêem com mais simplicidade
e mérito, e, portanto, contento-me de lhes simplesmente a verdade, sem me preocupar em
citar todos os textos latinos, embora mencione alguns, mas sem os rebuscar muito.
Continuemos.
27. Pois que a graça aperfeiçoa a natureza e a glória aperfeiçoa a graça, é certo que Nosso
Senhor continua a ser, no céu, tão Filho de Maria, como o foi na terra. Por conseguinte, ele
conserva a submissão e obediência do mais perfeito dos filhos para com a melhor das mães.
Cuidemos, porém, de não atribuir a essa dependência o menor abaixamento ou imperfeição
em Jesus Cristo. Maria está infinitamente abaixo de seu Filho, que é Deus, e, portanto, não
lhe dá ordens, como uma mãe terrestre as dá a seu filho. Maria, porque está toda
transformada em Deus pela graça e pela glória que, em Deus, transforma todos os santos,
não pede, não quer, não faz a menor coisa contrário à eterna e imutável vontade de Deus.
Quando se lê, portanto, nos escritos de São Bernardo, São Bernardino, São Boaventura,
etc., que no céu e na terra tudo, o próprio Deus, está submisso à Santíssima Virgem,
devemos entender que a autoridade, que Deus espontaneamente lhe conferiu, é tão grande
que ela parece ter o mesmo poder que Deus, e que suas preces e rogos são tão eficazes que
se podem tomar como ordens junto de sua Majestade, e ele não resiste nunca às súplicas de
sua Mãe, porque ela é sempre humilde e conformada à vontade divina.
Se Moisés, pela força de sua oração, conseguiu sustar a cólera de Deus contra os israelitas,
e de tal modo que o altíssimo e infinitamente misericordioso Senhor lhe disse que o
deixasse encolerizar-se e punir aquele povo rebelde, que devemos pensar, com muito mais
razão, da prece da humilde Maria, a digna Mãe de Deus, que tem mais poder junto da
Majestade divina, que as preces e intercessões de todos os anjos e santos do céu e da
terra?
28. No céu, Maria dá ordens aos anjos e aos bem-aventurados. Para recompensar sua
profunda humildade, Deus lhe deu o poder e a missão de povoar de santos os tronos vazios,
que os anjos apóstatas abandonaram e perderam por orgulho. E a vontade do Altíssimo,
que exalta os humildes (Lc 1, 52), é que o céu, a terra e o inferno se curvem, de bom ou
mau grado, às ordens da humilde Maria, pois ele a fez soberana do céu e da terra, general
de seus exércitos, tesoureira de suas riquezas, dispensadora de sua graças, artífice de suas
grandes maravilhas, reparadora do gênero humano, medidora para os homens,
exterminadora dos inimigos de Deus e a fiel companheira de sua grandezas e de seus
triunfos.
* * *
29. Por meio de Maria, Deus Pai quer que aumente sempre o número de seus filhos, até a
consumação dos séculos, e diz-lhes estas palavras: In Iacob inhabita – Habita em Jacob
(Ecli 24, 13), isto é, faze tua morada e residência em meus filhos e predestinados, figurados
por Jacob e não nos filhos do demônio e nos réprobos, que Esaú figura.
30. Assim como na geração natural e corporal há um pai e uma mãe, há, na geração
sobrenatural, um pai que é Deus e uma mãe, Maria Santíssima. Todos os verdadeiros filhos
de Deus e os predestinados têm Deus por pai, e Maria por mãe; e quem não tem Maria por
mãe, não tem Deus por pai. Por isso, os réprobos, os hereges, os cismáticos, etc., que
odeiam ou olham com desprezo ou indiferença a Santíssima Virgem, não têm Deus por pai,
ainda que disto se gloriem, pois não têm Maria por mãe. Se eles a tivessem por Mãe,
haviam de amá-la e honrá-la, como um bom e verdadeiro filho ama e honra naturalmente
sua mãe que lhe deu a vida.
O sinal mais infalível e indubitável para distinguir um herege, um cismático, um réprobo,
de um predestinado, é que o herege e o réprobo ostentam desprezo e indiferença pela
Santíssima Virgem e buscam por suas palavras e exemplos, abertamente e às escondidas,
às vezes sob belos pretextos, diminuir e amesquinhar o culto e o amor a Maria. Ah! Não foi
nestes que Deus Pai disse a Maria que fizesse sua morada, pois são filhos de Esaú.
* * *
31. O desejo de Deus Filho é formar-se e, por assim dizer, encarnar-se todos os dias, por
meio de sua Mãe, em seus membros. Ele lhe diz: “In Israel hereditare – Possui tua herança
em Israel” (Ecli 24, 13), como se dissesse: Deus, meu Pai, deu-me por herança todas as
nações da terra, todos os homens bons e maus, predestinados e réprobos. Eu os conduzirei,
uns com a vara de ouro, outros com a vara de ferro; serei o pai e advogado de uns, o justo
vingador para outros, o juiz de todos; mas vós, minha querida Mãe, só tereis por herança e
possessão os predestinados, figurados por Israel. Como sua boa mãe vós lhes dareis a vida,
os nutrireis, educareis; e, como sua soberana, os conduzireis, governareis e defendereis.
32. “Um grande número de homens nasceu nela”, diz o Espírito Santo: Homo et homo
natus est in ea. Conforme a explicação de alguns Santos Padres o primeiro homem nascido
em Maria é o homem-Deus, Jesus Cristo; o segundo é um homem puro, filho de Deus e de
Maria por adoção. Se Jesus Cristo, o chefe dos homens, nasceu nela, os predestinados, que
são os membros deste chefe, devem também nascer nela, por uma conseqüência necessária.
Não há mãe que dê à luz a cabeça sem os membros ou os membros sem a cabeça: seria uma
monstruosidade da natureza. Do mesmo modo, na ordem da graça, a cabeça e os membros
nascem da mesma mãe, e, se um membro do Corpo Místico de Jesus Cristo, isto é, um
predestinado, nascesse de outra mãe que Maria, que produziu a cabeça, não seria um
predestinado, nem membro de Jesus Cristo, e sim um monstro na ordem da graça.
33. além disso, pois que Jesus é agora, mais do que nunca, o fruto de Maria, como lhe
repetem mil e mil vezes diariamente o céu e a terra: “...e bendito é o fruto do vosso ventre”,
é certo que Jesus Cristo, para cada homem em particular, que o possui, é tão
verdadeiramente o fruto e obra de Maria como pra todo o mundo em geral. Deste modo, se
qualquer fiel tem Jesus Cristo formado em seu coração, pode atrever-se a dizer: “Mil graças
a Maria! este Jesus que eu possuo é, com efeito, seu fruto, e sem ela eu jamais o teria”.
Pode-se ainda aplicar-lhes, com mais propriedade que São Paulo aplica a si próprio, as
palavras: “Quos iterum parturio, donec formetur Christus in vobis” (Gal 4, 19): Dou à luz
todos os dias os filhos de Deus, até que Jesus Cristo seja nele formado em toda a plenitude
de sua idade. Santo Agostinho, sobrepujando a si mesmo, e tudo o que acabo de dizer,
confirma que todos os predestinados, para serem conformes à imagem do Filho de Deus,
são, neste mundo ocultos no seio da Santíssima Virgem, e aí guardados, alimentados,
mantidos e engrandecidos por esta boa Mãe, até que ela os dê à glória, depois da morte, que
é propriamente o dia de seu nascimento, como qualifica a Igreja a morte dos justos. Ó
mistério de graça, que os réprobos desconhecem e os predestinados conhecem muito pouco.
* * *
34. É vontade de Deus Espírito Santo que nela e por ela se formem eleitos. “In electis meis
mitte radices” (Ecli 24, 12), lhe diz ele: Minha bem-amada e minha esposa, lança em meus
eleitos as raízes de todas as virtudes, a fim de que eles cresçam de virtude em virtude e de
graça em graça. Tive tanta complacência em ti, quando vivias na terra, praticando as mais
sublimes virtudes, que desejo ainda encontrar-te sobre a terra sem que deixes de estar no
céu. Reproduze-te, portanto, em meus eleitos. Que eu veja neles com complacência as
raízes de tua fé invencível, de tua humildade profunda, de tua mortificação universal, de tua
oração sublime, de tua caridade ardente, de tua firmíssima esperança e de todas as tuas
virtudes. É sempre a minha esposa tão fiel, tão pura e tão fecunda como nunca: que tua fé
me dê fiéis, que tua pureza me dê virgens, que tua fecundidade me dê eleitos e templos.
35. Quando Maria lança suas raízes em uma alma, maravilhas de graça se produzem, que só
ela pode produzir, pois é a única Virgem fecunda que não teve jamais, nem terá semelhante
em pureza e fecundidade.
Maria produziu, com o Espírito Santo, a maior maravilha que existiu e existirá – um Deus homem; e ela produzirá, por conseguinte, as coisas mais admiráveis que hão de existir nos últimos tempos. A formação e educação dos grandes santos, que aparecerão no fim do mundo, lhe está reservada, pois só esta Virgem singular e milagrosa pode produzir, em
união com o Espírito santo, as obras singulares e extraordinárias.
36. Quando o Espírito Santo, seu esposo, a encontra numa alma, ele se apodera dessa alma,
penetra-a com toda a plenitude, comunicando-se-lhe abundantemente e na medida que lhe
concede sua esposa; e uma das razões por que, hoje em dia, o Espírito Santo não opera, nas
almas, maravilhas retumbantes, é não encontrar ele uma união bastante forte entre as almas
e sua esposa fiel e inseparável. Digo esposa inseparável porque, depois que este Amor
substancial do Pai e do Filho desposou Maria para produzir Jesus Cristo, o chefe dos
eleitos, e Jesus Cristo nos eleitos, nunca a repudiou, pois ela tem sido sempre fiel e fecunda.
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